Favela Painting

 

Favela Painting é um projeto cujo objetivo é embelezar as favelas brasileiras e veicular uma imagem mais positiva destas comunidades. Esta iniciativa foi imaginada em 2005 por dois artistas holandeses chamados Haas e Hahn. A fundação Favela Painting tem sede em Amesterdão mas, como os artistas atuam no Brasil, planeiam criar também uma sede na cidade do Rio de Janeiro. Esta dupla de artistas torna as favelas do Rio de Janeiro mais belas, reproduzindo pinturas nas paredes ou pintando ruas e fachadas de casas com cores vivas, que podem ser vistas ao longe e nos fazem lembrar o arco-íris.

 

O objetivo desta dupla de artistas era de levar a arte de rua até às favelas do Rio de Janeiro e desta maneira alertar as pessoas para os problemas relacionados com estas comunidades. Geralmente associamos as favelas ao tráfico de droga, à violência ou à pobreza e eles queriam fazer com que as pessoas mudassem de opinião e passassem a ter uma visão mais positiva destas comunidades. A principal característica desta iniciativa é que os dois artistas holandeses colaboram com os habitantes das favelas na realização do projeto. É verdade que algumas das pessoas que vivem neste tipo de ambiente mais desfavorecido podem sofrer de exclusão social e este projeto é uma forma para eles de se sentirem úteis. Além disso, as pessoas que tiveram a oportunidade de participar nesta iniciativa dizem sentirem-se extremamente orgulhosos da comunidade onde vivem. As pessoas que participam no projeto são contactadas pelos artistas e seguem uma pequena formação. É também importante salientar que são remunerados o que lhes permite melhorar o seu nível de vida ao mesmo tempo em que estão envolvidos num projeto totalmente diferente e inovador.

 

Este projeto é financiado graças a subvenções vindas de várias instituições e empresas que se interessaram por esta ideia e de doações que podem ser feitas através do site oficial da fundação: www.favelapainting.com.

 

O primeiro projeto realizado pela fundação Favela Painting ocorreu em 2006 e chama-se ‘Boy with a kite’, no qual podemos ver um menino a brincar com um papagaio. O tema deste primeiro projeto foi escolhido em conjunto com os habitantes das favelas o que demonstra até que ponto eles estão envolvidos neste conceito.

 

 

 

 

O segundo projeto, realizado em 2009, demorou uns oito meses a ser realizado e tal como o primeiro, podemos vê-lo na comunidade de Vila Cruzeiro.

 

 

 

 

Por fim, em 2010, na comunidade de Santa Marta, foram pintadas as fachadas de várias casas com cores vivas e alegres. Este projeto demorou um pouco mais de um mês a ser realizado e, até hoje, foi o que envolveu o maior número de pessoas, um total de 25.

 

 

 

 

Esta iniciativa despertou o interesse dos mais importantes órgãos de comunicação internacionais tais como Fox News, CNN ou Al Jazeera. A dupla de artistas conseguiu atingir o seu principal objetivo : fazer com que se falasse das favelas brasileiras pelas melhores razões. Várias fotos que retratam a realização do projeto também foram expostas em várias galerias de arte do mundo inteiro.

Dado o sucesso desta iniciativa, a dupla não conta ficar por aqui e já tem outro projeto em mente, o de pintar as fachadas das casas de uma favela inteira. É uma ideia bastante ambiciosa e que vai exigir um investimento financeiro mais importante que os primeiros projetos. Além disso, os primeiros projetos já foram desde então restaurados porque a luz do sol deteriora a tinta. Mas, aquando do próximo projeto, os artistas já pensaram numa forma de melhorar as técnicas utilizadas e planeiam engessar as paredes para que a tinta não se degrade tão rapidamente.

_________________

 

Este artigo foi proposto por Vanessa Fernandes de Barros, aluna da Universidade de Nice Sophia Antipolis, França.

 

16 réflexions au sujet de « Favela Painting »

  1. Ping : Terrence

  2. Ping : Milton

  3. Ping : Franklin

  4. Ping : nathaniel

  5. Ping : Julius

  6. Ping : Jeremy

  7. Ping : Robert

  8. Ping : Marcus

  9. Ping : Patrick

  10. Ping : herman

  11. Ping : Joshua

  12. Ping : Clifton

  13. Ping : Max

  14. Ping : Mathew

  15. Ping : Antonio

  16. Ping : victor