Plantas « medicinais » do Norte e do Nordeste do Brasil… e muito mais !

 

A

 

Pt. ABELMOSCO   –  Fr. Ambrette

 

 

Partes usadas: Sementes
Características: Arbusto perene que atinge até 2 metros de altura. Suas flores são grandes, vistosas com pétalas amarelas ou vermelhas. Dentro delas formam-se as sementes que têm a forma de um rim e umas estrias acinzentadas. 
Dicas de Cultivo
: Prefere solos ricos e bem drenados. É originário da Índia
encontrando-se com frequência nas zonas tropicais da América Central, nas Antilhas e nas Guianas.
Princípios Ativos: Óleo essencial, entre outros.
Propriedades: Afrodisíaca, antiespasmódica, diurética, anti-séptica, carminativa, sedativa, digestiva, estomáquica, vulnerária.
Indicações: A infusão de 50g de sementes por litro de água (2 xíc/dia), combate a dismenorréia e tem um efeito sedativo sobre o sistema nervoso.

 

 

 Pt. ABETO   –   Fr. Abet

 

 

Partes usadas: Os brotos e a resina.
Características: Atinge até 50 m de altura. Produz pinhas que ao amadurecer liberam pinhões e escamas. 
Dicas de Cultivo
: Existem pelo menos 50 espécies conhecidas de abeto, na zona temperada do hemisfério Norte e em regiões montanhosas do Sul, como o México e a Argélia. Prefere florestas com solos húmidos, médios a férteis, onde é a espécie dominante ou partilha esse status com a faia.
Princípios Ativos: óleo essencial (linoneno, alfa-pineno), glicocídeos e resinas (terebintina), entre outros.
Propriedades: Revulsivas, balsâmicas, expectorantes, analgésicas e anti-sépticas, especialmente das vias respiratórias.
Indicações: Inalação ou ingestão de doses excessivas de terenbintina pode produzir irritação do sistema nervoso, sobretudo em crianças.

 

 

 

Pt. ABÚTUA  –  Fr. Chondrodendron platyphyllum

 

 

Partes usadas: Raiz
Características: Considerada planta daninha, a abútua é uma planta anual de folhas simples que se reproduz por sementes.
Dicas de Cultivo
: Nativa do Brasil, ocorre em solos arenosos e de cerrado.

Princípios Ativos: Óleo essencial, substâncias fenólicas, esteróides, mucilagens.
Propriedades: Tônica, febrífuga, sudorífica, estomáquica, antiasmática, diurética, antilitica, colagoga, eupéptica, emenagoga.
Indicações: Combate as afeções das vias urinárias, distúrbios menstruais, dispepsias, infeções hepáticas e biliares, hidropisia, afeções febris, reumatismo e asma.

 

 

Pt. ACÁCIA-NEGRA  –  Fr. Acacia decurrens

 

 

Partes usadas: Casca do tronco
Características: Árvore perene ornamental cujo fruto em forma de vagem torcida possui sementes pretas. Ela pode crescer até seis metros e também possui quatro metros de diâmetro na sua copa cujas folhas são pequenas e lineares. É muito conhecida pelos seus lindos cachos amarelo-claros de suas inflorescências. Suas folhas são alternas, bipenadas, suavemente pilosas,
Dicas de Cultivo: Reproduz-se por sementes, que são de difícil germinação. Cresce bem em solos inferiores, desde que não sejam excessivamente calcários.

Princípios Ativos: A casca tem 35-40 % de tanino de qualidade superior, usado para curar couros duros para sapatos.
Propriedades: Antiasmática e adstringente.
Indicações: Sob a forma de tintura tomada pela manhã, diluída em um pouco de água, combate a asma brônquica e a bronquite asmática.

 

 

Pt. AÇAFRÃO     –     Fr.  Safran

 

 

Partes usadas: Estigmas da flor.
Características: Planta bulbosa de flores de cor lilás, de cujo estigma é extraído o açafrão propriamente dito. Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas 1 kilo de estigmas).
Princípios Ativos: Princípios amargos (crocina e picrocina) e 1 óleo essencial.
Propriedades: É digestivo, aperitivo, carminativo, antiespasmódico e emenagogo.
Indicações: Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia.
Toxicologia: Em doses altas é tóxico e produz graves transtornos nervosos e renais.

 

 

Pt. ACARIÇOBA     –    Fr. Hydrocotyle à ombelle

 

 

Partes usadas: Toda a planta
Características: Planta rasteira, originária da América do Sul, perene, herbácea, rizomatosa. Atinge até 30 cm de altura. Suas flores são brancas, pequenas, numerosas, dispostas em umbelas irregulares sobre pedúnculos compridos e axilares.
Dicas de Cultivo
: Prefere solos úmidos e com bom teor de matéria orgânica, pH entre 5,0 e 6,0. Vegeta espontaneamente às margens de fios de água corrente, lagoas, lagos e praias.
Princípios Ativos: Resinas, taninos, ácidos terapêuticos, alcalóides (hidrocotilina), glicosídeos, bramosídeo, braminosídeos) e estigmasterol dentre outros.
Propriedades: Tônica, anti-térmica, antiespasmódica, calmante, desobstruente, diurética, emético e tônico cerebral.
Indicações: Indicada nos casos de distonia do sistema nervoso, estresse, estafa, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração e memorização. Por sua ação tônica, é indicado como complemento nos casos de anemia, emagrecimento, debilidade do sistema imunológico e sintomas de desgaste psicofísico, como envelhecimento precoce e queda de cabelos. É indicado também como suporte no tratamento de pacientes hipertensos por seu efeito ansiolítico e diurético. Nas doenças crônicas de pelo como eczemas, bolhas, úlceras, psoríase, é indicado como um auxiliar, tanto em uso interno como também em aplicações externas.
Toxicologia: Em doses elevadas pode causar cefaléias temporárias, tonturas, desmaios, náuseas  e vômitos e agravação de pruridos na pele.  

 

 

Pt. ACELGA      –       Fr. Blette

 

 

Partes usadas: Folhas.
Características: Originária da Europa, possui duas variedades: a branca e a verde-escura de folhas largas. Ambas apresentam proteínas, carboidratos e fibras. Quando cruas são ricas em vitaminas A e C, sendo aproveitadas em saladas, cozidos, sopas e charutinhos.
Dicas de Cultivo: Plantio direto (3 sementes por cova) durante o ano todo. O espaçamento deve ser de 40cm entre linhas e 30cm entre plantas.
Princípios Ativos: Proteínas, Vitamina A, B, B2, B5, C, cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio.

Propriedades: Laxante, emoliente, antioxidante, tônico estomacal, antireumática, estimulante das funções cerebrais.
Indicações: São usadas contra cálculos da vesícula e suas folhas como cataplasma em furúnculos e feridas. Quando misturada em partes iguais com o suco do agrião, combatem os cálculos biliares (toma-se 1 copo em jejum). Suas sementes são boas no combate à disenteria, metrorragia, poliúria.

 

 

Pt. AÇOITA-CAVALO        –         Fr.  Luehea Grandiflora

 

 

Partes usadas: casca, flor e folha
Características: Árvore nativa no Brasil, de folhas grandes. Suas flores são brancas ou rajadas dispostas em panículas terminais. Seu fruto, redondo, oblongo, capsular, pentalocular. Suas sementes são aladas.
Propriedades: É depurativa do sangue, anti-blenorrágica,béquica.
Indicações: Combate disenterias e hemorragias (banhos ou clisteres). Combate artrite, diarréia, leucorréia, reumatismo. É util também no combate às úlceras, queimaduras, e feridas gangrenosas.

 

 

Pt. AGONIADA       –       Fr.  Plumeria

 

 

Partes usadas: Casca
Características: Planta que atinge até 8 m de altura, de raízes compridas, folhas opostas e lanceoladas; suas flores são brancas e os frutos fusiformes.
Dicas de Cultivo: Adapta-se ao clima tropical, preferencialmente o quente e seco e reproduz-se através do plantio de sementes.
Princípios Ativos: Glicosídeos (agoniadina) plumerina e ácido plumeritânico.
Propriedades: Febrífuga, balsâmica.
Indicações: Combate cólicas menstruais, febre, asma brônquica e ansiedade.

 

 

Pt. AGRIÃO   –    Fr. Cresson

 

 

Partes usadas: Folhas e talos.
Características: Herbácea aquática de caule oco, grandes folhas compostas e pequenas flores branco-amareladas.
Dicas de Cultivo: Plantio em sementeira , de março a julho. O espaçamento deve ser de 20cm entre linhas e 20cm entre plantas.
Princípios Ativos: Vitaminas C e E, iodo, ferro, potássio, fósforo, glicosídeos.
Princípio ativo: Vitaminas C, ferro e clorofila.
Propriedades: Estimulante, depurativo, tonificante, vermífugo, cicatrizante e balsâmico.
Indicações: Ajuda a combater o escorbuto, cálculos renais, gota, artrite, reumatismo e gases intestinais. O chá das folhas é diurético.
Toxicologia: Quando usado em excesso provoca irritação no estômago e vias urinárias.

 

 

Pt. AIPO     –       Fr. Céleri

 

 

Partes usadas: Folhas, raiz e frutos
Características: Planta bienal que atinge 30 a 90 cm de altura.
Dicas de Cultivo: Plantio em sementeira , de março a julho. O espaçamento deve ser de 20cm entre linhas e 20cm entre plantas.
Princípios Ativos: Glicosídeos e flavonóides. Toda a planta contém um óleo essencial (atua sobre os rins), além de substâncias nitrogenadas, potássio e vitaminas B e C.
Propriedades: Diurético, depurativo, aperitivo e tonificante.
Indicações: Recomendável para os que sofrem de esgotamento ou depressão nervosa. Também conhecido como aipo-bravo, aipo-silvestre, aipo-dos-pântanos, aipo-dágua, aipo-odorante, aipo-inculto.

 

Pt. ALECRIM      –      Fr. Romarin

 

 

Partes usadas: Folhas
Características: arbusto perene, de numerosas folhas estreitas, duras e sempre verdes. Possui um intenso perfume nas folhas e nas flores que são azul-claro. Propaga-se bem em solos secos, pobres e bem drenados. Adapta-se melhor ao clima subtropical.
Dica de Cultivo: Prefere solos argilo-arenossecos, pobres e bem drenados. Adapta-se ao clima subtropical, onde necessita de iluminação plena. O plantio pode ser feito por sementes (em sementeiras) na primavera (preferencialmente) ou verão ameno. O transplante é feito no outono ou na primavera. O espaçamento entre as plantas é de 0,9 a 1,2m. Colhe-se após o terceiro ano. Prefere solo seco, pobre e bem drenado.
Princípios Ativos: saponinas, flavonóides, nicotinamida, colina, pectina, taninos, rosmaricina, vitamina C, óleo essencial(pineno, canfeno, cineol, borneol, eucaliptol, acetato de isobornila, valerianato de isobornila, cânfora).
Propriedades: Diurético, antimicrobiano, cicatrizante, tônico, cardiotônico, anti-reumático, estimulante, colagogo, digestivo, antiespasmódico, anti-reumático.
Indicações: é empregada para problemas hepáticos, disfunções estomacais e como antiinflamatório. Pode ser usado também como inseticida. Para esse fim, mistura-se uma xícara de óleo de alecrim em dois litros do chá de fumo. Bata no liquidificador e aplique, como se faz com um inseticida. Como tempero,utilizar suas folhas para temperar carnes e peixes.
Toxicologia: O uso prolongado pode provocar gastro-enterites e nefrites. É contra-indicado para gestantes e para os que sofrem de distúrbios prostálticos e dermatológicos

 

 

Pt. ALECRIM-DO-CAMPO     –     Fr. Baccharis Dracunculifolia

 

 

Partes usadas: Folhas e flores.
Características: arbusto lenhoso, nativo do Brasil, de crescimento rápido, medindo entre 0,5 e 4,0 m de altura, que ocorre da região sudeste à região sul do Brasil.
o clima subtropical.
Dica de Cultivo: É considerada uma espécie invasora de campos e pastagens abandonadas, onde adapta-se facilmente a solos ácidos e pobres em nutrientes. É a principal matéria prima da própolis verde.
Princípios Ativos: Óleos essenciais.
Propriedades: Tônico, eupéptico, febrífugo, aperiente, digestiva.
Indicações: O uso interno através de chá por infusão ou decocção, combate o cansaço físico e a debilidade orgânica geral, inapetência, funções digestivas deficientes, distúrbios gástricos e febre.

 

 

Pt. ANAMÚ  –  Fr. Petiveria tetrandra

 

 

Au Brésil, dans le domaine de la médecine des plantes, cette plante est appelée Tipi. C’est un antispasmodique, diurétique (entraîne l’augmentation des sécrétions urinaires), stimulant et sudorifique (provoque la sécrétion de sueur). Cette plante est également souvent utilisée pour soigner l’arthrite. Elle stimule aussi le système immunitaire. Elle est cependant toxique à forte consommation.

 

 

AYAHUASCA  (Pt. & Fr.)

 

 

Cette liane profondément enracinée dans la mythologie et la philosophie amazonienne, est souvent mélangée à d’autres plantes de la même famille. Elle est appelée «la plante maîtresse». Une fois cuisinée, elle produit un breuvage sacré, généralement consommé durant les cérémonies sacrées. Cette boisson est aussi appelée la « purge » en raison de ses effets purificateurs, qui nettoient le corps et l’esprit. Cela peut-être un puissant hallucinogène ayant pour effets : une ébriété agréable sans effets secondaires, des réactions violentes provoquant des vomissements, des hallucinations colorées, etc.

 

 

B

 

 

Pt. BABOSA          –          Fr. Aloe Vera

 

 

Partes Usadas: Folhas, polpa e seiva
Características: Arbusto perene de folhas verdes, lisas dentadas e carnosas, que possuem flores amarelo-esverdeadas, reunidas em cachos. Existem mais de 200 espécies de aloés. Um dos mais utilizados é o Aloé Ferox Miller.
Dicas de Cultivo: Cresce em qualquer tipo de solo (melhor adaptado ao solo leve e arenoso) com iluninação plena. O plantio é feito por semente se brotos diretamente, em época de chuva, deixando-se um espaçamento de 0,5 a 1,0 m entre cada cova.
Principio ativo: Possui uma razoável quantidade de ácido salicílico como princípio ativo, antraquinonas, vitamina C, tocoferol, mucilagens e tanino.
Propriedades: Vulnerária, tonificante, digestiva, depurativa, anti-helmíntica, resolutiva, cicatrizante, emoliente.
Indicações: Para uso interno, não é recomendável o seu uso, apesar de possuir propriedades tônicas do aparelho digestivo. Para uso externo, o suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usado topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno).
Toxicologia: O uso excessivo pode ocasionar distúrbios gastro-intestinais. Uma em cada 200 pessoas, aproximadamente, é alérgica ao aloés. Não deve ser utilizado durante a menstruação, nem por mulheres grávidas. Também não é recomendável às pessoas que sofrem de hemorróides. Não se deve administrar a crianças. Não exceder a dose diária de 0,5 g.

 

 

Pt. BARBA-DE-BODE       –        Fr.  Salsifis

 

 

Partes usadas: Raiz e folhas
Caracteristicas: Planta bienal de 30 a 80 cm de altura, de caule ereto e envolvido por folhas alongadas terminadas em ponta. Sua raiz é carnosa e de cor castanha clara.
Dicas de Cultivo: Habita prados úmidos e margens dos caminhos de toda a Europa, sendo naturalizado em regiões temperadas e frias do continente americano.
Principio ativo: Glisídeos (inositol, manitol), protídeos e lipídios.
Propriedades: Diurético, aperitivo, sudorífico e depurativo.
Indicações: Uso interno – recomenda-se ingerir a raiz crua em saladas, cortada em rodelas, para combater arteriosclerose, reumatismo, gota e hipertensão arterial. As folhas também podem ser ingeridas em saladas.
Toxicologia: Não ingerir as sementes e os frutos dessa planta, pois são tóxicos.

 

 

Pt. BARDANA        –        Fr.  Grande Bardane

 

 

Partes usadas: Folhas, flôres, sementes e raízes
Caracteristicas: Originária da Eurásia, é difundida na América. Prolifera em baldios, bermas de caminhos, próximas de zonas habitadas.
Dicas de Cultivo: Requer canteiro profundo por ter raiz muito longa. Plantio vai de Fevereiro a Junho ou o ano todo em regiões de clima ameno. O espaçamento deve ser de 50x50cm ou 50x30cm, para raizes grandes ou menores, respectivamente.
Principio ativo: óleo essencial, glicosídeos, pectina, cálcio, ferro, magnésio, sódio, ácidos graxos, taninos, resinas e mucilagens.
Propriedades: Antisséptica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorifera, anti-dispéptica ; tônico capilar.
Indicações: Combate o reumatismo, infeções cutâneas, dermatose, furúnculo, bronquite, cálculos da bexiga e biliar, prisão de ventre, queda de cabelo, hidropisia. Reumatismos, contusões : usa-se o chá por decocção em forma de compressa.
Toxicologia: As folhas podem causar intoxicação devido à presença da onopordopicrina, capaz de provocar insuficiência respiratória.

 

 

Pt. BAROSMA        –        Fr.  Buchu

 

 

Partes usadas: Folhas
Caracteristicas: Arbusto de folhas ovaladas, opostas e ligeiramente peludas. Pode atingir até 2 m de altura.
Dicas de Cultivo: Originária da África do Sul, pode tser encontrada também na América do Sul.

Principio ativo: Óleo essencial (diosfenol) dentre outros.
Propriedades: Diurético, anti-séptico urinário, anti-inflamatório.
Indicações: Uso interno – A infusão de 50 g das filhas p/litro de água 3 xic./dia, combate as doenças inflamatórias dos órgãos urinários, tais como pielonefrite, cistite, uretrite.

 

 

 

Pt. BELDROEGA    –      Fr.  Pourpier

 

 

Partes Usadas: Folhas, polpa e seiva

Características: Planta anual rasteira de caules grossos e suculentos. Suas folhas são pequenas, ovaladas e carnosas.
Dica de Cultivo: Originária da Europa, cresce espontaneamente nos jardins, hortas, pomares, etc. Reproduz-se por sementes, ramos da planta-mãe ou divisão de raízes. A colheita é feita antes do florescimento.
Princípio ativo: Mucilagens.
Propriedades: Diurética, emoliente, emenagoga, resolutiva, laxante e antiinflamatória. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno).
Indicações: O suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. Toda a planta combate as infeções do fígado e da bexiga, cálculos biliares (chá 4x ao dia). Suas folhas e caules combatem infeções digestivas, erisipela, infeções urinárias (suco fresco das folhas de hora em hora).

 

 

Pt. BELADONA       –       Fr.  Belladone

 

 

Partes usadas: folhas e raiz.
Família: Solanáceas

Características: Planta vivaz, de caule ramificado de folhas alternas, ovais e moles. Suas flores são campanuladas que se transformam em bagas negras.
Dica de Cultivo: Produz mais principio ativo em solos arenosos, argilo-magnesianos, profundos, permeáveis e leves. Evitar local com alta umidade relativa do ar. O plantio é feito através de sementes em sementeiras ou por rebentos ou divisão de touceiras. As folhas são colhidas duas vezes ao ano, antes da floração (primavera).
Princípios Ativos: Contêm 1% de alcalóides derivados do tropano (hiosciamina, atropina), ácido atrópico, beladonina e escopolamina.
Propriedades: antiasmático, relaxante muscular.
Indicações: Relaxa os músculos lisos, reduz as dores das cólicas urinárias e da vesícula biliar, alivia as crises de asma (antiasmático); é igualmente usado para reduzir os suores noturnos dos tuberculosos. O efeito da atropina (dilatação da pupila ocular) é utilizado nos exames oftalmológicos.
Toxicologia: É uma planta extremamente tóxica

 

 

Pt. BÉRBERE         –        Fr.  Berbéris

 

 

Partes Usadas: cascas, raízes e caule
Características: Planta arbustiva de ramos espinhosos, folhas ovais e dentadas, flores amarelas pequenas reunidas em cachos. Seus frutos (bagas) são vermelho-escarlates ou negro-azulados.
Dicas de Cultivo: Originária da Europa, tem preferência por solos arenosos. Seu plantio é feito no final da primavera ou no começo do outono.
Principio ativo: Taninos, alcaloides, vitamina C, ácidos orgânicos, dentre outros.
Propriedades: Aperiente, febrífugo, colagogo, hipotensor, colerético, diurético, laxante.
Indicações: Combate insônia, astenia, ansiedade, diarréias, febre, falta de apetite.

 

 

Pt. BÉTULA       –       Fr.  Bouleau Blanc

 

 

Partes Usadas: Brotos, seiva, casca e folhas
Características: Árvore de folhas caducas que cresce nas montanhas do Norte da Europa e no Canadá, onde forma extensos bosques. Habita também zonas frias e montanhosas do continente americano.
Princípio ativo: Flavonóides, taninos catéquicos, principios amargos, mucilagens e óleo essencial (betulenol e metilbetulenol).

Propriedades: Depurativo, antiséptico,sudorífico, cicatrizante e estimulante.
Indicações: Combate edemas (eliminando líquidos retidos no organismo), tensão pré-menstrual, cálculos renais, ácido úrico, eczemas crônicas e celulite, através do decocto de 20 a 50g de folhas e/ou brotos por litro de água (1 litro/dia) adoçados com mel ou açúcar mascavo. Para combater chagas e feridas externas, usam-se compressas feitas com o decocto descrito acima. É um estimulante do couro cabeludo, possuindo ação anti-seborréica e reguladora da atividade capilar.

 

 

Pt. BISTORTA        –        Fr.  Bistorte

 

 

Partes Usadas: o rizoma
Características Planta de caules com bastantes nós, de folhas grandes ovaladas e flores cor-de-rosa em forma de espiga terminal.
Dica de Cultivo: Habita terrenos montanhosos e úmidos.
Princípio ativo: Taninos catéquicos, taninos gálicos, dentre outros.
Propriedades: Adstringente, hemostática, anti-séptica
Indicações: É um poderoso adstringente que seca, desinflama e cicatriza, tanto a mucosa bucal quanto a intestinal em caso de diarréia. Seu uso interno : combate a gengivite, parodontose, estomatite através de bochechos com o líquido resultante da maceração de 60-100g do rizoma triturado em um litro de água, durante 4 horas. Leucorréia e vaginites podem ser combatidas com irrigações vaginais feitas com a decocção de 40-50g do rizoma por litro de água.

 

 

Pt. BOLDO    –     Fr.  Bolde

 

 

Partes Usadas: Folhas
Características: Também conhecido como boldo do Brasil, malva-santa, boldo nacional. O Boldo-nacional é muito cultivado em hortas e jardins. Reproduz-se por estacas. Durante a floração, as folhas perdem parte de seu poder terapêutico.
Dica de Cultivo: Adapta-se melhor a solos secos e leves. O plantio é feito em sementeiras, através de estaquias ou de sementes, que devem ser mergulhadas em água durante 24 horas antes de serem plantadas.
Princípios ativos: Óleos essenciais, flavonóides e saponinas.
Propriedades: Tônica, eupéptica, hepática, colagoga, colerética, calmante, carminativa, anti-reumática, estomáquica.
Indicações: Usado popularmente contra a ressaca alcoólica, infecções hepáticas, dispepsias, infecções gástricas, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica. Uso interno: chá por decocção, dosagem normal, atuando como produto específico para infecções hepáticas e vesiculares, e influenciando assim beneficamente a digestão. Insônia. Uso externo: chá por decocção, sob a forma de banhos, agindo como tranqüilizante e proporcionando um sono reparador.
Toxicologia: Desaconselha-se o uso prolongado. Não se deve ultrapassar a dose de 4 xícaras por dia, pois o boldo é sonífero e anestésico sobre o sistema nervoso central.

 

 

Pt. BRÊDO    –     Fr.  Talinum Paniculatum

 

 

Partes usadas: Folhas e sementes
Caracteristicas: Planta herbácea perene que cresce espontaneamente em todo o país, de caule verde e suculento, atinge 30 a 50 centímetros de altura. As folhas são inteiras, espessas, bordas lisas, elípticas, carnosas, verdes, lisas, brilhantes, de 4 a 12 centímetros de comprimento.principalmente em pomares, cafezais, matas e terrenos baldios. As inflorescências, do tipo panícula, são produzidas na extremidade dos ramos com flores pequenas, de cor amarela ou rósea. Os frutos são globosos, de cor marrom-púrpura, pequenos, deiscentes (abrem naturalmente quando secam para liberar as sementes), contêm muitas sementes, pequenas e pretas. A raiz da planta é tuberosa, isto é cheia de saliências.
Dicas de Cultivo: Prefere solos úmidos, sombrios e com alto teor de matéria orgânica.
Principio ativo: Mucilagens, entre outros.
Propriedades: Emoliente, antiinflamatório, refrigerante, vulnerário, cicatrizante.
Indicações: O decocto das raízes é indicado no combate ao escorbuto e as folhas da planta são mencionadas como excelente verdura. Combate problemas gastrointestinais, urinas com mau cheiro, edemas, infecções intestinais, fraqueza em geral (fadigas, cansaço físico e mental, debilidade orgânica), infeções da pele (pruridos intensos, coceiras, eczemas, e erisipela).

 

 

Pt. BRIÔNIA      –      Fr.  Blyone dioique

 

 

Partes Usadas: Rizomas
Características Trepadeira de flores brancas ou azuladas, folhas com 5 lóbulos junto dos quais nascem gavinhas com as quais se agarra a outras plantas. Seu fruto são bagas vermelhas e muito tóxicas.
Dica de Cultivo: Encontrada nos bosques e jardins do centro e sul da Europa. Distingue-se da salsaparrilha em razão dos frutos dessa serem comestíveis.

Princípio ativo: Resinas e alcalóiides (brionina), glicosídeos dentre outros.
Propriedades: antiinflamatória, calcificante, calmante, diurética, emoliente, laxante, vitaminizante.
Indicações: Tem sido indicado como prevenção de problemas graves no trato digestivo,.
Toxicologia: As bagas desta planta são muito tóxicas, por via oral, produzindo cólicas, vômitos, diarréia, paralisia do SNC e mesmo morte.

 

 

Pt. BUGLOSSA       –       Fr.  Bluglosse

 

 

Partes Usadas: Folhas e flores.
Características: Planta bienal de caule e folhas contornados de pêlos rígidos, que pode atingir até 80 cm de altura. Suas flores são azuladas.
Dica de Cultivo: Conhecida nas Américas Central e do Sul, prefere solos calcáreos. Reproduz-se por sementes.
Princípios ativos: Mucilagens, tanino, colina, alcalóides e alantoína.
Propriedades: Cicatrizante, expectorante, emenagoga, béquica, tônica, desobstruente, anti-herpética e emoliente.
Indicações: Usa-se o suco fresco das folhas e flores em compressas na inflamação da pele e das mucosas, catarro pulmonares, tosses e distúrbios menstruais. A infusão de folhas e flores, na proporção de 30 g por litro de água, é sudorífica e diurética.

 

 

C

 

 

Pt. CAGAITA     –      Fr.  Stenocalyx dysentericus

 

 

Partes Usadas:Folhas e frutos
Características:
 Árvore do cerrado que chega até dez metros de altura. Tem tronco enrugado, galhos tortos e uma folha que lembra a da goiabeira. Seu fruto é uma baga de 2-3 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com 1-4 sementes, normalmente com remanescente do cálice floral seco.
Dicas de Cultivo: A floração acontece entre julho e setembro, dependendo da região. Reproduz-se por sementes, sendo pouco exigentes quanto a água, solo e cuidados gerais. A cagaita é usada na produção de geléias, sucos e sorvetes.
Propriedades: Depurativa , adstringente, antidisentérica, diurética.
Indicações: Usam-se (sem excesso) os frutos ao natural para combater diarréias e disenterias.
.

 

 

Pt. CAJÁ       –       Fr. Prunier Mombin

 

 

Partes Usadas: Folhas, flores, frutos e cascas.
Características: Planta nativa da América Tropical, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.
Dicas de Cultivo: se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados.

Princípios ativos: Cálcio, fósforo, ferro, vitaminas dentre outros.
Propriedades: Antiinflamatória, adstringente, anti-hemorroidal, estomáquica, antitérmica, vermífuga e antiespasmódica.
Indicações: As folhas e flores em decocto combatem gastralgias, dispepsias e diarréias. Seus frutos em forma de suco combatem as infecções urinárias. Sua casca é indicada para o tratamento de diarréias, disenterias, hemorróides.

 

 

Pt. CALÊNDULA    –     Fr. Soucis des Jardins

 

 

Partes Usadas: Flores
Características: Herbácea de clima temperado com folhas simples, flores amarelo-alaranjadas, também conhecida como malmequer, malmequer-do-mato, maravilha e verrucária.
Dicas de Cultivo: Prefere solos férteis e úmidos com luminosidade plena. O plantio é feito por sementes de forma direta, preferencialmente na época das chuvas. O espaçamento deve ser de 0,2 x 0,2m. Colhe-se dois meses após o plantio.
Princípios ativos: óleo essencial rico em carotenóides (caroteno, calendulina, licopina), saponinas, flavonóides, cumarinas, resinas e mucilagens. e princípios amargos.
Propriedades: Antiespasmódico e cicatrizante, possui efeitos antiinflamatórios. É antisséptica, analgésica, emenagoga, colagoga, antiulcerosa, antiinflamatória, antisséptica, cicatrizante, calicida, emoliente, antiviral, antiemético, vasodilatador e tônico da pele.
Indicações: O chá pode ser usado para qualquer tipo de inflamação do organismo (reumatismo, sinutite, faringite, etc). É cicatrizante, o que o torna útil em casos de úlceras do estômago.

 

 

Pt. CAMOMILA      –       Fr. Camomille

 

 

Partes usadas: Flores.
Características: Herbácea anual que atinge até 60cm de altura, apresentando folhas divididas e penadas, com flores parecidos com pequenas margaridas brancas.
Dicas de Cultivo: Requer solos argilo-arenosos e iluminação plena. O plantio é feito através de sementes diretamente no campo, entre abril de maio, com 0,2 x 0,5m de espaçamento. Colhe-se as flores (bem desenvolvidas e desabrochadas) a partir do terceiro mês após o plantio.
Princípios ativos: Glicosídeos, cumarinas, colina, azuleno, furfurol, terpenos, ácidos graxos, matricarina, umbeliferona, querameritrina.
Propriedades: Reguladora das funções gastro-intestinais e sedativo. Antiespasmódica, antihelmíntica, anti-séptica, antimicrobiana, analgésica.
Indicações: É muito usada em chás para cólicas de bebês . Atua ainda acalmando irritações e inflamações dos olhos e da boca. Seu chá possui propriedades digestivas e calmantes das cólicas digestivas e calmante das cólicas intestinais.

 

 

Pt. CANA-DE-AÇÚCAR   –     Fr.  Cane à sucre

 

 

Partes usadas: Caule
Características: Natural do Sudeste Asiático, é uma planta vivaz de colmos bem marcados e espessos repletos de sucos açucarados. Suas flores são pequenas congregando-se em enormes pendões terminais.
Dicas de Cultivo: É cultivada, principalmente em clima tropical. Sua floração, em geral, começa no outono e a colheita se dá na estação seca, durante um período de 3 a 6 meses. No Sudeste é plantada de outubro a março e colhida de maio a outubro, e, no Nordeste, de julho a novembro e colhida de dezembro a maio.
Princípios ativos: Sais minerais, vitaminas, sacarose, glisídios, dentre outros.
Propriedades: tonificante, refrescante.
Indicações: Seu suco fresco têm propriedades peitorais, além de tonificantes e refrescantes. Combate catarros bronquiais, bronquite crônica e asma (fervem-se 250 g de cana descascada em um litro de água e bebe-se à vontade).

 

 

Pt. CANELA        –        Fr. Canelle

 

 

Partes Usadas: casca
Características: Árvore de até 10 metros de altura de cujos ramos jovens se obtém uma casca de cor escura. Suas folhas são grandes e ovaladas. Suas flores brancas ou amarelas.
Dicas de Cultivo: É plantada entre outubro e abril. Requer cerca de 1.300mm de chuva por ano e temperatura média anual superior a 21°C. Para o plantio, escolher áreas não expostas ao vento sul, nem sujeitas ao encharcamento.
Princípios ativos: Óleo essencial, taninos, terpenos e mucilagem, dentre outros.
Propriedades: Digestivas, tônico estomacal e aperitivo.
Indicações: Inapetência, digestão difícil, flatulência.
Toxicologia: Contra-indicada para os que sofrem de úlcera péptica gastroduodenal.

 

 

Pt. CAPIM LIMÃO         –         Fr.  Citronelle

 

 

Partes Usadas: Folhas.
Características: Erva perene com até 2 m de altura, que apresenta raiz estolonífera e vários caules eretos, cilíndricos, finamente estriados.
Dicas de Cultivo: Prefere solos frescos, sem umidade exagerada, argilosos, ou próximos de cursos de água. Necessita de iluminação plena. Poderá ser plantada ao longo de todo o ano por divisão de touceiras.
Princípios ativos: óleos essenciais, terpenos, alcalóides, dentre outros.
Propriedades: Antiespasmódica e hipnótica. Anticonvulsivante, antireumática.
Indicações: É indicada no tratamento da flatulência e para aumentar o tempo de sono. Os rizomas possuem princípios ativos que combatem febres intermitentes. Suas folhas combatem a insônia, infecções febris, estados de excitação nervosa, dores em geral, disfunções gástricas e espasmos musculares. Utiliza-se o chá por infusão.


 

 

Pt.  CAROBA       –        Fr.  Jacaranda Caroba

 

 

Partes Usadas: Folhas, casca e raizes
Características: Arbusto trepador de folhas opostas, bipenadas, em palmas oblongas, folíolos ovais, oblongos, de cor verde-escura por cima e verde-clara por baixo, e de gosto muito amargo. Fruto em cápsula bivalvar. Sua raiz é roxo-escura por fora e branco-amarelada por dentro.
Propriedades: Antiinflamatória, diurética, sudorifica, depurativa, tônica, adstringente.
Indicações: É indicado contra o edema e a dor de articulações, porque o chá das folhas é usado para combater infecções cutâneas e reumatismo. Combate a sífilis e úlceras. Serve ainda para lavar feridas e fazer gargarejos, sendo um potente antiinflamatório.

 

 

Pt. CARQUEJA      –       Fr. Baccharis Trimera

 

 

Partes Usadas: Toda a planta
Características: é um arbusto de pequeno porte, também conhecida como carque. Possui caule lenhoso, alado com folhas bastante reduzidas e ovais. A Baccharis trimera é mais encontrada em campos e beiras de estradas e a articulata é mais comum em terrenos úmidos e banhado.
Dicas de Cultivo: Se adapta a qualquer tipo de solo, principalmente os úmidos. O plantio é direto, através de sementes, preferencialmente no período de chuva, com espaçamento de 0,4 x 1,0m. Colhe-se a partir do quarto mês do plantio.
Princípios ativos: Flavonóides, lactonas, polifenóis, taninos, esteróides, saponinas, terpenos, resinas e pectinas.
Propriedades: É diurética, depurativa e muito rica em ferro e estimulante para a digestão.
Indicações: É útil em casos de anemia, enfermidades do fígado, icterícia e má digestão. É constante nas fórmulas de plantas naturais usadas para regimes de emagrecimento e um chá muito indicado para períodos de desintoxicação.

 

 

Pt. CARVALHO       –       Fr. Chêne Pédonculé

 

 

Partes Usadas: Casca e os frutos.
Características: Originária da Europa, é uma árvore frondosa que atinge aproximadamente 20 a 30 metros de altura. Seu tronco forte é coberto por uma casca rugosa e espessa, com flores amareladas e frutos redondos (bolotas).
Dicas de Cultivo: Reproduz-se através de sementes, e no Brasil é relativamente difícil.
Princípios ativos: Taninos (ácido quicitânico) dentre outros.
Propriedades: É muito recomendado o chá da casca para os casos de diarréias, na forma de banho para aliviar hemorróidas e fissuras tanto no ânus como no bico do seio.
Indicações: É indicada em casos de hemorragias, gengivas inflamadas e sangrentas. Usam-se compressas quentes da casca do carvalho para acalmar as dores osteomusculares ou articulares na região cervical.

 

 

Pt. CÁSCARA-SAGRADA     –     Fr. Cascara

 

 

Partes Usadas: Casca seca do tronco e dos ramos
Características: Árvore nativa da região oeste da América do Norte, que pode atingir de 5 a 10m de altura. Seu tronco de tom acinzentado, possui folhas verdes de formato oval, produz pequenos frutos vermelhos de menos de 1 cm e também flores diminutas amarelo-esverdeadas.
Dicas de Cultivo: Habita bosques de coníferas da costa ocidental dos EUA e Canadá.
Princípios ativos: ácidos graxos, glicosídeos, antraquinonas, glicosídeo (shesterina) e o ramnicosideo.
Propriedades: Purgante, colagogo e eupéptico.
Indicações: É muito útil em casos de prisão de ventre crônica. Facilita o funcionamento da vesícula e a digestão.
Toxicologia: Usar com prudência na gravidez, lactação, menstruação e crise hemorroidal. Não deve ser usada fresca, é necessário que fique secando após a colheita durante 1 ano. Não recomendado em dores abdominais, náuseas, vómitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon.

 

 

Pt. CASTANHA-DA-ÍNDIA  –  Fr.  Aesculus Hippocastanum

 

 

Partes Usadas: casca dos ramos jovens e as sementes.
Características: Árvore de belo porte e grande folhagem, que pode atingir até 30m de altura. As folhas são palmeadas, de bordo dentado e as flores são brancas agrupadas em ramalhetes. Os frutos são grandes e alojam-se em grupos de 2 ou 3, dentro de uma carapaça espinhosa.

Dicas de Cultivo: Essa planta tem sua origem em região quente, portanto, no clima tropical. Sua propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia. As mudas enxertadas iniciam a produção depois de 3,5 anos e 8 anos quando feitas por sementes.
Princípios ativos: Esculina, saponinas triterpénicas, taninos, glicosídeos, vitaminas B, K, C, fitosterol e aminoácidos.
Propriedades: Tônico venoso, antiinflamatória, anti-hemorrágica, vasoconstritora, anti-hemorróica, antiedematosa, adstringentes.
Indicações: Aumenta o tônus da parede venosa, fortalece as células que formam a parece dos vasos capilares, tornando-os menos permeáveis e favorecendo, dessa maneira o desaparecimento dos edemas e inchaços. Combate também flebites, varizes, úlceras varicosas e circulação venosa (venotrópicos). Como uso externo para hemorróidas, prurido anal e vaginal: 10g do pó e três colheres de sopa de folhas de mamona em meio litro de água fervente. Amornar e fazer banho de assento.
Toxicologia: As sementes desta árvore não deve ser ingerida por serem tóxicas. Evitar o uso por gestantes e lactantes.

 

 

Pt. CATUABA          Fr.  Baccharis

 

 

Partes Usadas: Folhas, raiz e casca
Características:A sua origem é discutida porque as plantas que são popularmente conhecidas com esse nome pertencem a diferentes gêneros e famílias, não só de acordo com a região geográfica mas também na mesma região específica.
Dicas de Cultivo: Planta bem adaptada ao clima subtropical, sua reprodução dá-se através de semente.
Princípios ativos: Alcalóides, taninos e resinas dentre outros.
Propriedades: tônico, vasodilatador, digestiva, diurético, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico.
Indicações: Nervosismo, neurastenia, afecções do sistema nervoso, bronquite, esgotamento, impotência. Auxilia nas falhas de memória.
Toxicologia: Contra indicado para grávidas, recém-nascidos e crianças pequenas e indivíduos portadores de glaucoma.

 

 

Pt. CHIMARRÃO     –      Fr. Maté

 

 

Il soigne les migraines, les rhumatismes, les fatigues passagères, les dépressions légères et redonne de l’énergie. Pour les personnes ayant tendance à manger peu de fruits et légumes, il peut être un excellent complément nutritif. Il est riche en vitamine et sa teneur en chlorophylle est plus élevée que celle du thé. C’est une des plantes contenant le moins de caféine. Efficace pendant la grossesse pour « calmer les nerfs », elle aurait des propriétés aphrodisiaques.

 

 

 

 

CIPO MIRARUIRA (Pt. & Fr.)

 

 

C’est une liane (cipo) utilisée à l’état naturel pour combattre le diabète : elle semble régulariser le taux de glucose du sang.

 

 

Pt. COPAIBA           –           Fr. Copaier

 

 

Cette plante peut tout aussi bien être utilisée seule que mélangée à d’autres produits (comme des huiles essentielles, huiles grasses ou d’autres plantes tout simplement…). Le baume de copaïba permet de dilater les vaisseaux sanguins des tissus, ce qui favorise l’élimination des toxines. Cette plante a des bienfaits énergétiques, anti-inflammatoires et cicatrisants.

 

 

D

 

 

Pt. DAMASCO         –           Fr. Abricotier

 

 


Partes usadas: Folhas e frutos
Família: Rosaceae
Características: Árvore de copa arredondada que atinge de 3 a 10 m, de folhas cordiformes ou ovadas, serreadas e com o pecíolo vermelho, flores solitárias ou geminadas, róseas ou brancas, e drupas subglobosas, com um sulco mediano característico, amarelas ou alaranjadas. Seus frutos tem a polpa carnosa e sucosa.
Dicas de Cultivo: É originária da China, vegeta muito bem em regiões de planalto e em terrenos calcários bem drenados.
Princípio ativo: É rico em vitaminas, açúcares, sais minerais e oligoelementos, dentre outros.
Propriedades: Antiinflamatória, antiálgica, nutriente, antianêmica.
Indicações: Seus frutos comidos ao natural combatem anemia, desnutrição e é indicada nos estados convalescentes. O chá de suas folhas por decocção em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites.

 

 

Pt. DAMIANA          –           Fr. Herbe Bourrique

 

 

Tonique et régénérant du système nerveux, cette plante est efficace contre dépressions légères et les fatigues nerveuses (angoisse, stress…). Il s’agit également d’un stimulant pour les organes génitaux aussi biens féminins que masculins, c’est un aphrodisiaque et il aide à soulager les cystites ou l’urétrite et ce, en tant que diurétique et antiseptique urinaire.

 

 

Pt. DATURA            –           Fr.  Dutura

 

 

Partes usadas: Folhas
Características: Planta herbácea anual de porte poderoso, com caule ramificado de folhas alternas, ovais, dentadas e malcheirosas. Suas flores são tubulosas, brancas ou violáceas. Seu fruto é uma cápsula que encerra sementes pretas (em baixo).
Dicas de Cultivo: É originária de uma região à volta da Cordilheira do Himalaia, na Ásia Menor e de regiões a volta do Mediterrâneo. No Brasil pode ser encontrada em grande parte do território. As folhas devem ser cortadas de manhã cedo, no princípio da floração. São primeiro secadas estendidas ao lado umas das outras, em seguida podem ser amontoadas. Num secador, a temperatura não deve ultrapassar os 45ºC. As sementes são retiradas após a secagem das cápsulas.
Princípio ativo: Alcalóides tropânicos, dentre outros.
Propriedades: Antireumática e espasmolítica.
Indicações:As folhas e sementes frescas da Datura trituradas e cozidas em azeite  são utilizadas contra dores reumáticas através de cataplasmas e fomentos (a planta seca).
Toxicologia: Toda a planta é extremamente venenosa (se dá através da ingesta de folhas, flores e/ou frutos).

 

 

Pt. DENTE DE LEÃO        –           Fr. Pissenlit

 

 

Partes usadas: Folhas e raiz.
Características: Possui caule ereto e folhas verde-escuras dentadas cujas sementes possuem prolongamentos plumosos. Também conhecida como leontodonte, taraxaco e taraxacum.
Dicas de Cultivo: Muito encontrada em solos próprios para gramado, preferindo luminosidade plena. É de fácil cultivo, por sementes ou divisão de touceiras diretamente no campo, na época das chuvas.
Princípio ativo: Esteróides, inulina, cumarina, flavonoides, ácido caféico, taraxacosídeo, pectina, vitaminas A, B, C e D, resinas, mucilagens e outros.
Propriedades: É depurativa, hepática, diurética, antiinflamatória, aperitiva, tônico estomacal, laxante, colerético e laxante suave.
Indicações: Por suas propriedades tônicas e digestivas, essa planta é especialmente útil em casos de pessoas nervosas, quando a ansiedade impede a boa digestão, e para certos casos de anemia, quando o problema maior está com a dificuldade do organismo em aproveitar o alimento ingerido. É muito eficaz no tratamento de problemas do fígado, inclusive cirrose no início. Suco : bater no liquidificador um copo de água com quatro folhas da erva e algumas gotas de limão. Chá: podem-se usar as folhas e raizes em decocção. Tomar 3 xícaras/dia.

 

 

Pt. DOURADINHA             –           Fr.  Palicourea rigida

 

 

Partes usadas: Folhas
Características: Caracteriza-se por apresentar caule e inflorescências revestidos de pelos curtos. Suas folhas são grandes opostas e pecioladas.
Dicas de Cultivo: Habita o cerrado, reproduz-se por sementes e é pouco exigente em relação ao solo.
Princípio ativo: .
Propriedades: Diurética, diaforética, anti-reumática, cardiotônica.
Indicações: É útil no combate às afecções urinárias, vesicais, reumatismos, distúrbios do ritmo cardíaco.

 

 

E

 

 

Pt. EQUINÁCEA     –           Fr.  Echinacée

 

Partes usadas: Raiz
Características: Origináda da América do Norte, possui caule oco e folhas alongadas, estreitas e cobertas de pelos. Suas flores, corde malva, são muito vistosas.
Dicas de Cultivo: Cresce nas planícies e margens arenosas dos rios. Na Europa Central é cultivada como planta medicinal.
Princípio ativo: Óleos essenciais, terpenos, glicosídeos (equinacósido), dentre outros.
Propriedades: Imunoestimulante (aumenta os mecanismos de defesa, tanto da imunidade humoral quanto da imunidade celular), antiinflamatória, antitóxica, antibiótica e antiviral, anticancerosa.
Indicações: O uso da equinácea dá muito bons resultados na correção da leucopenia (diminuição de leucócitos) e da diminuição das defesas após a aplicação de radioterapia ou de quimioterapia como tratamento do câncer. Combate a sinutite, amigdalite e infeções respiratórias agudas e crônicas. Por sua ação antiinfeciosa, cicatrizante e regeneradora dos tecidos, aplica-se nos abcessos, feridas ou queimaduras infectadas, foliculite, úlceras da pele incluindo as varicosas, psoráse, dermatoses e eczemas (preparados farmaceuticos, loções, pomadas e cremes)

 

 

Pt. ERVA-DOCE      –           Fr. Anis Vert

 

 

Partes usadas: Sementes, folhas e bulbos
Características: Origináda no Egito, possui caule estriado, folhas inferiores lobadas, as demais multi-fendidas; inflorescência em umbela de flores alvacentas e pubescestes.
Dicas de Cultivo: Adapta-se bem a solos leves e bem drenados e luminosidade plena. Não tolera geadas, chuvas e ventos fortes. Propaga-se por estaquia ou semente plantadas diretamente no solo.
Princípio ativo: Anetol, colina, anisulmina, metilchavicol, estragol e ácido anísico.
Propriedades: Digestiva, diurética, sudorífica, carminativa e expectorante.
Indicações: O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia.

 

 

Pt. ERVA-TOSTÃO          –           Fr. Boerhavia hirsutare

 

Partes usadas: Folhas, raiz e sementes
Características: Planta que cresce até 70 cm de altura, de folhas quase redondas, opostas e brancas, dispostas em panículas. Seus frutos são parecidos com os da erva-doce, porém são bem maiores, verdes e pegajosos. Sua raiz é roxa por fora e branca por dentro.
Dicas de Cultivo: Nativa do Brasil, é uma planta rasteira.
Princípio ativo: Ácidos, lipídeos dentre outros.
Propriedades: Diurética, colagoga, digestiva, diurética, peitoral, antiblenorrágica, febrífuga, anti-inflamatória e anti-albuminúrica.
Indicações: Utilizada para combater anúria, cistite, congestão do fígado, hidropisia, icterícia, nefrite, hepatite, uretrite, blenorragia, leucorréia, dispepsia e albuminúria. Utilizam-se 20 gramas para 1 litro de água; 4 a 5 xicaras/dia.
Toxicologia: Em doses elevadas pode-se tornar tóxica.

 

 

Pt. ERVILHA           –           Fr. Pois

 

Partes usadas: Grãos
Características: Trepadeira leguminosa de folhas compostas terminadas em gravinhas, originária da Ásia Ocidental,e, forma uma proteína completa quando combinadas com grãos. Suas flores são gâmicas, hermafroditas, de caracteres bem distintos, de ciclo de vida curto e de fácil cultivo. Existem mais de duzentas variedades.
Dicas de Cultivo: Prefere terrenos sílico-argilosos arejados, férteis, permeáveis e com fraca acidez.

Princípio ativo: Vitaminas A e C, tiamina, riboflavina e potássio. É rica em pectina e outras fibras.
Propriedades: Vitaminizante, mineralizante, energética, nutritiva e tônica.
Indicações: Utilizada para combater a desnutrição, cozida como alimento.

 

 

Pt. ESPINAFRE       –          Fr. Epinard

 

 

Partes usadas: folhas.
Características: Planta anual cujas folhas constituem ótimo alimento.
Dicas de Cultivo: O plantio é direto durante todo o ano. O espaçamento entre mudas deve ser de
Princípio ativo: Rica fonte de ferro e caroteno, além de vitaminas do complexo B.
Propriedades: Tônico, diurético, laxante, oxidante, cardiotônico, remineralizante, calmante e emoliente.
Indicações: Indicada para casos de anemias e pressão arterial alta.

 

 

Pt. ESTRAGÃO       –         Fr. Estragon

 

 

Partes usadas: Folhas e flores.
Características: Planta aromática de folhas lanceoladas e flores amareladas, que se agrupam em capítulos esféricos e pequenos.
Dicas de Cultivo: Desenvolve-se em solos férteis, permeáveis, bem drenados com luminosidade plena. O plantio é feito através de divisão de moitas da planta adulta no espaçamento de 0,15 x 0,50m entre cada planta.
Princípio ativo: Toda planta contém 1 óleo essencial rico em estragol.
Propriedades: É aperitiva digestiva, carminativa, antiséptica do tubo digestivo, vermífuga e emenagoga.
Indicações: É indicada em casos de inapetência, digestão lenta ou difícil, flatulência, fermentação e parasitas intestinais. É tempero muito usado na culinária.
Toxicologia: O uso da essência em demasia, produz forte excitação do sistema nervoso.

 

 

Pt. EUCALIPTO      –       Fr. Eucalyptus

 

 

Partes usadas: Folhas e flores.
Características: Árvore perene de grandes folhas lanceoladas e coriáceas, flores amareladas e frutos (bagas) duros e perfumados.
Dicas de Cultivo: O plantio é feito em sementeiras o ano todo. Adapta-se a qualquer tipo de solo, preferindo luminosidade plena.
Princípio ativo: Terpenos, canfeno, limoneno, mirtenol, borneol, pinocarveol, flavonóides, cetonas, aldeídos e taninos.
Propriedades: antissépticas, expectorante, antiasmática, anti-inflamatórias, desinfetantes.
Indicações: Torna-se extremamente útil nos tratamentos que exijam banhos de assento, de tronco, locais, etc. O óleo de eucalipto é curativo nas gripes e resfriados com tosse. Por serem voláteis, suas propriedades podem atuar nos pulmões, faringe e amígdalas. Para esse fim, recomendam-se 3 gotinhas do óleo de eucalipto em uma colher de mel, aquecido como xarope. O chá de suas folhas ainda pode ser usado para emplastos, vapores e inalações.
Toxicologia: Não ultrapassar as doses indicadas por via interna.

 

 

F

 

 

Pt. FUNCHO            –           Fr. Fenouil Commun

 

 

Partes usadas: Bulbo, folhas e sementes.
Características: Herbácia perene, geralmente de caules múltiplos, confundida com a erva-doce, as sementes do funcho é uma semente seca, fortemente aromática, graúdas, bem maiores que as sementes da erva-doce.
Dicas de Cultivo: O plantio é direto, em época de chuva observando o espaçamento de 0,8m x 1,2m. Adapta-se melhor nos solos fértes, leves e bem drenados.
Princípio ativo: 1 óleo essencial.
Propriedades: Aromático, diurético, carminativo, colerético, sedativo, emenagogo e curativo.
Indicações: O chá das folhas e sementes é digestivo, favorece a secreção do leite materno.

 

 

G

 

 

Pt. GARCÍNIA         –          Fr. Garcinia camboja

 

 

Partes usadas: Casca seca e polpa dos frutos
Família: Gutiferaceae
Características: Árvore de pequeno porte, originária das florestas da região do Camboja e muito cultivada na Índia e em países do Extremo Oriente.
Dicas de Cultivo: Prefere solos ricos em matéria orgânica, bem drenado.
Outros Nomes: Malabar, tamarindo, golaka.
Princípio ativo : Ácido hidroxicítrico (AHC), é o principal ácido encontrado na pele do fruto e responsável pelas propriedades saciantes da Garcínia.
Propriedades: Bloqueador de gordura.
Indicações: Combate a obesidade. Aumenta o metabolismo basal. Aumenta o metabolização da gordura no organismo.
Toxicologia: Não é recomendado para mulheres grávidas, lactentes e crianças.

 

 

Pt. GERVÃO            –           Fr.  Verveine

 

 

Partes usadas: Folhas e flores
Características: Arbustiva européia que pode alcançar até 80 cm de altura, possui folhas opostas e flores lilás pequenas e dispostas em espigas. É também conhecida como gervão-roxo, erva-gervão, origão, vassourinha-de-botão, oribão.
Dicas de Cultivo: Prefere solos ricos e bem drenados. O plantio é direto na primavera por divisão de touceiras.
Princípio ativo: Glicosídeos, saponinas, taninos e mucilagens.
Propriedades: Cicatrizante, béquico, diurético, vermífugo, digestivo, antidiarréico, antifungicida e antidiabético
Indicações: Combate úlcera péptica, afecções hepáticas e biliares, parasitos intestinais, febres, bronquite crônica e dores de origem reumática.Tem atividade anti-secretora de ácido gástrico. A infusão das folhas é usada no tratamento de transtornos gastrointestinais, no combate a febres e na limpeza de feridas.

 

 

Pt.
GINSENG           –           Fr. Ginseng

 

Partes usadas: Rizoma

Características: Herbácea de folhas verdes e flores brancas ou rosadas, dispostas em umbelas. Seus frutos são pequenos e vermelhos. A raiz é carnosa, de cor acinzentada ou branca; mede de 10 a 15 cm e tem um peso médio de 200g. O ginseng do Brasil é a Pfaffia spp. É originário das montanhas frias da Coréia, Chine e Japão.
Dicas de Cultivo: Necessita de meia-sombra e suas sementes levam cerca de 2 anos para germinarem.

Princípio ativo: Glicosídeos, ferro, fósforo, mangenês, magnésio, alumínio, cálcio, potássio e vitaminas B.D e E e saponinas..
Propriedades: Tônico e estimulante do sistema nervoso central.
Indicações: è usada na produção de fármacos indicados nos casos de astenia, indisposição, fadiga. É estimulante do apetite, febrífuga, regulador da pressão sangüínea , redutor da taxa de colesterol, cicatrizante, regenerador celular, tônico capilar, estimulante da circulação sangüínea, detergente, umectante, além de possuir atividade afrodisíaca e levemente analgésica.
Toxicologia: Em doses altas produz gastrite. O uso da tintura (álcoólica) é desaconselhado por ser irritante para o estômago.

 

 

Pt. GIRASSOL         –           Fr. Tournesol

 

Partes usadas: sementes
Características: Arbusto de caule verde e de folhas verde-esbranquiçadas, ásperas, cordiforme-lanceoladas. Natural do méxico e do Peru.
Dicas de Cultivo: É plantado de setembro a fevereiro. Proceder a uma aração profunda e duas gradeações bem feitas. Fazer o sulco de plantio com cerca de 20cm de profundidade, colocando o adubo seguido pela semente e por cerca de 5cm de terra. Evitar o contato direto da semente com o adubo.
Princípio ativo: Glicosídeos e histiolina.
Propriedades: Vulnerária, febrífuga, tônica, cardíaca, estomáquica, antinevrálgica.
Indicações: Muito utilizada em acalmar dores de cabeça e distúrbios nervosos. Sua semente produz óleo rico em gorduras poliinsaturadas, recomendada aos que precisam diminuir o colesterol.

 

 

Pt. GOMPHRENA   –    Fr. Gomphréna

 

 

Il est conseillé aux personnes stressées, car le gomphréna aide à être serein, détendu et relaxé. Il est par conséquent utilisé en période de stress. Il apporte également plein d’énergie, en effet il relaxe les muscles en augmentant leur forces (c’est pour cela qu’on le recommande aussi aux sportifs). Il permet la diminution de l’anxiété et favorise le sommeil. Le gomphréna permet aussi donc de lutter contre la fatigue. Cette plante nous permet d’augmenter notre capacité de concentration. Elle a un effet bénéfique sur la digestion. Le gomphréna est aussi recommandé aux personnes de plus de 50 ans du fait de ses propriétés anti-oxydantes et anti-stress, permettant ainsi de lutter contre le vieillissement de la peau.

 

 

Pt. GROSELHA PRETA    –     Fr. Cassis

 

 

Partes usadas: Frutos (bagas) e folhas
Características: Planta originária da Europa e bem aclimatada no Brasil, arbustiva, perene, que atinge cerca de um metro de altura e pode conter espinhos grandes. Suas folhas são cordiformes e contém 3 a 5 lóbulos. Os frutos são produzidos em cachos, têm formatos globosos a ovóides e superfícies lisas ou pubescentes (podem ter coloração vermelha, amarela ou verde, quando maduros). As plantas se desenvolvem bem em condições de temperatura fria a amena nos solos profundos e ricos em matéria orgânica.
Dicas de Cultivo: Prefere solos sílico-argilosos profundos.A propagação é feita através de estaquia, alporquia e enxertia.
Princípio ativo: Ácidos orgânicos, açúcares, mucilagem, vitaminas (C) dentre outros.
Propriedades: Antiinflamatória, aperitiva, digestiva, depurativa, diurética, laxante, béquica, anti-hemorrágica, eupéptica, anti-reumática, estomáquica.
Indicaçoes: Uso interno: O chá em infusão de 3 a 4 vezes ao dia combate a coqueluche, faringite, asma, bronquite asmática, artrite, dispepsias, afecções renais, inapetências, afecções hepáticas. O suco fresco de seus frutos misturado com água de rosas (2 colheres de sopa para 1 copo de água), sob a forma de gargarejos, combate amigdalas hipertrofiadas. Podem ser consumidas também em compotas e xaropes.

 

 

Pt. GUACO   –    Fr. Mikania Glomerata

 

 

Partes usadas: Toda a planta
Características: Trepadeira perene de folhas ovais, simples, suculentas e cheirosas e de inflorescência de cor branca. É também conhecida como cipó-catinga, cipó-sucuriju, erva-de-cobra e vaco.
Dicas de Cultivo: Prefere solos argilosos e úmidos e meia-sombra. O plantio é feito por estacas, o ano todo. O espaçamento entre mudas deve ser de 1 x 1,5m em cercas de 1,2m.
Princípio ativo: Flavonóides, cumarinas, terpenos, guacina, glicosídios, resinas e taninos.
Propriedades: Diurético, béquico, expectorante, anti-reumático, febrífugo, sudoríparo e depurativo.
Indicações: Fornece um chá perfumado e muito útil em casos de tosse e catarros. Reumatismo, gota, nevralgias e contusões : utiliza-se o suco da planta fresca, sob a forma de fricções nas partes doloridas.
Toxicologia: O uso prolongado predispõe a acidentes hemorrágicos.

 

 

Pt. GUANDU            –           Fr. Pois D’Angole

 

 

Partes usadas: Folhas e frutos
Características: Arbusto de folhas trifoliadas, pubescentes, elípticas de flores amarelas em cachos. Seu fruto é uma vagem roliça, apresentando vagens comestíveis.
Dicas de Cultivo: A planta prefere solos bem drenados e profundos, mas pode vegetar em solos argilosos pesados.
Princípio ativo: Proteínas, sais minerais, vitaminas dentre outros.
Propriedades: Adstringente, emoliente, antiinflamatório e depurativo.
Indicações: Uso interno: decocto de suas folhas é usado em bochechos e gargarejos no combate as dores de dente, gengivas frouxas e anginas. A infusão de suas folhas é util no combate à sifilis. Suas flores têm utilidade contra afecções das vias respiratórias.

 

 

H

 

 

HAMAMÉLIS          (Pt. & Fr.)

 

Partes usadas: Folhas e casca.
Características: Árvore que atinge até 5 m de altura, de folhas alternas ovaladas e flores pequenas amareladas.
Dicas de Cultivo: Prefere solos ricos e úmidos, não se adaptando ao clima frio.
Princípio ativo: Taninos, flavonóides e saponinas.
Propriedades: Tônico venoso, hemostático, sedativo ocular.
Indicações: Varizes, flebites, pernas cansadas e hemorróidas. Combate dermatites, eczemas, pele sêca e rugas.

 

 

Pt. HORTELÃ          –         Fr. Menthe

 

Partes usadas: Flôres, folhas e sementes
Características: Herbácea perene de caule violáceo, folhas ovais e dentadas, com flores reunidas em espigas, de cor rosada ou lilás. Também conhecida como hortelã-de-cheiro, hortelã-de-folha-miúda, hortelã-de-tempero, hortelã-pimenta e menta.
Dicas de Cultivo: Prefere os solos argilosos e úmidos a luminosidade plena. O plantio é feito com estacas ou divisão de touceiras, em qualquer época do ano, com espaçamento de 0,20 x 0,25m.
Princípio ativo: óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos, resinas, flavonóides, ácidos, carotenos, vitaminas e outros
Propriedades: antifúngica, antiinflamatória, analgésica, anestésica e antiespasmódica. Calmante e digestivo.
Indicações: Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda a combater os vermes intestinais.

 

 

I

 

 

Pt. ÍNHAME     –     Fr. Aronile

 

Partes usadas: Folhas e raiz
Características: Herbácea cuja porção subterrânea produz tubérculos em geral comestíveis, das quais existem mais de 150 espécies e cerca de 600 cultivares usados para fins agrícolas. Suas folhas cordiforme são comestíveis. Originário do sudeste asiático, o inhame é cultivado desde a antigüidade. Foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé, ainda no período colonial.
Dicas de Cultivo: Desenvolve bem em temperaturas amena a quente (não tolera frio e geada), em solos arenosos ou de textura média, férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante todo o desenvolvimento vegetativo. Propaga-se através de rizomas de menor tamanho.
Principio ativo: Rico em vitamina A, B, C, cálcio, ferro, fósforo, flavonas e lignanas.
Propriedades: Depurativa, emoliente e cicatrizante, antiinflamatória, diurética, mineralizante.
Indicações: Promove cicatrização de úlceras. Sua raiz é, conforme alguns autores e pesquisadores, serve para atenuar casos de lepra. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece : faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas.

 

 

Pt. IPECACUANHA           –           Fr. Ipécacuana

 

Partes usadas: Raiz triturada em pó
Características: Arbusto de raízes longas e aneladas, com flores brancas. Também conhecida como cagosanga, canela-da-menor, cipó-emético, ipeca, ipê-caá-coene, ipecapoaie, poiaia-cinzenta.
Dicas de Cultivo: Plantio direto a partir de sementes, em viveiro. espaçamento de 1m x 1m entre plantas.
Princípio ativo: Saponinas, emetina e outros alcalóides; flavonóides, glicosídeos e resinas .
Propriedades: É emética, expectorante, purgativa, emenagoga e amebicida.
Indicações: Emprega-se para esvaziar o estômago em caso de intoxicação, quando não é possível fazer lavagem gástrica.
Toxicologia: O pó é irritante para a pele. Usar nas doses indicadas.

 

 

J

 

 

Pt. JAMBU    –           Fr. Brédes Mafane

 

Partes usadas: folhas, raizes e cascas
Características: planta herbácea, semi-perene, de pequeno porte, hastes rastejantes, ramificadas, floresce com facilidade. As folhas têm formato oval, de cor verde-clara a verde-escura e são brilhantes. As flores são amarelas e lembram as de margaridinhas. Folhas de coloração verde-brilhante. Flores grandes, aromáticas, que variam de brancas a róseo-purpúreas de acordo com a espécie.
Dicas de Cultivo: Desenvolve-se bem em condições de temperatura amena a quente, solos férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante todo o desenvolvimento vegetativo. As folhas e ramos são muito usados no preparo de comidas típicas da região amazônica, principalmente no estado do Pará, como o pato-no-tucupi e o tacacá. Além disso, é usado em cozidos, sopas, saladas.
Princípio ativo: As folhas têm boa fonte de ferro e vitamina C, óleo essencial, saponinas, espilantina, afinina, espilantol, filosterina, colina e triterpenóides.
Propriedades: Antigripal, cicatrizante, antiespasmódico, anestésico, anti-séptico, narcótico e antiasmático .
Indicações: Combate a tosse e problemas hepáticos, além de problemas da boca, garganta, dentais.

 

 

Pt. JATOBÁ  –  Fr. Courbaril

 

Partes usadas: Resina e casca
Características: Árvore grande (entre 15 e 20 m e tronco que chega a 1 m de diâmetro) de folhas alternas, pecioladas. Suas flores são miúdas. Seu fruto são vagens de aproximadamente 24 cm de comprimento. Sua resina é usada na fabricação de vernizes.
Dicas de Cultivo: Pouco exigente em fertilidade e umidade de solo. Floresce durante os meses de outubro-dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de julho.
Princípio ativo: Pectina, sais minerais, proteinas, gorduras e mucilagens.
Propriedades: Adstringentes, peitoral, vermífuga, estomáquica.
Indicações: Combate cistites, disúria, anúria, prostatite, blenorragia (seiva). A sua resina misturada ao mel ou a sua casca por decocção, combate a tosse eficazmente.

 

 

L

 

 

Pt.  LAMINÁRIA     –      Fr. Laminaire

 

Partes usadas: toda a planta
Características: É um gênero de alga marinha, ou alga parda (também conhecida com alga marrom), que contém mais de 20 espécies. Pode atingir até 2,5m.
Dicas de Cultivo: É a alga mais consumida em todo o mundo. A sua recolha é realizada em Maio, pelo que na Galiza é também denominada folla de mayo.
Princípio ativo: Proteínas, gorduras, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, iodo.
Propriedades: Nutritiva e muito usada contra problemas degenerativos.
Indicações: Essa alga é utilizada também para dilatar o colo do útero quando a indução de gravidez é necessário. Combina muito bem com cereais tais como arroz, massa, hamburguers vegetais e pode ser usada em pó para o fabrico de massas e pão. A água da cozedura pode também ser utilizada para a confecção de pratos variados. Pode ser ainda tomada em chá, ou em aplicações externas.

 

 

Pt. HANDROANTHUS IMPETIGINOSUS (PIÚVA)        –         Fr. Lapacho

 

 

Le lapacho possède beaucoup d’éléments nécessaires à notre corps, comme le potassium, le calcium, le fer, le baryum, le strontium et l’iode. Il contient aussi un puissant antibiotique, le lapachon. Il permet de soigner les infections virales ou bactériennes. Il est également utiliser en cas de fatigue chronique. Il permet de faire baisser la fièvre, soigne l’herpès et les aphtes mais aussi les cystites, l’eczéma, les ulcères gastriques…. On le prescrit aussi pour ses propriétés anti-inflammatoires.

 

 


Pt.  LAUROCERASO         –           Fr. Laurier Cerise

Partes usadas: Folhas
Características: Originária da Europa é um arbusto de belo porte com tronco negro, liso e ramoso. As folhas são verde-brilhantes na parte superior e mais escuras na inferior, apresentam nervuras ordenadas e finas; flores pequenas, brancas, perfumadas, dispostas em ramalhetes ; frutos azedos, em drupas ovóides, semelhantes a azeitonas pretas.
Dicas de Cultivo: .
Princípio ativo: Glicosídeos cianogenéticos que liberam ácido cianídrico, substância muito tóxica.
Propriedades: Antiemético, sedativo e antiespasmódico.
Indicações: A Infusão de 20 gramas de folhas frescas para 1 litro de água é utilizada em caso de irritação da pele.
Toxicologia: planta tóxica.

 

 

Pt. LEVÍSTICO       –           Fr. Livèche

 

Partes usadas: Raizes (na primavera), folhas e sementes (no outono)
Características: Planta vivaz de caule robusco e oco, de flores amareladas ou esverdeadas dispostas em umbelas terminais.
Dicas de Cultivo:Originária dos países do litoral mediterrâneo ocidental, é cultivada em toda a Europa e algumas regiões da América.
Princípio ativo: Óleo essencial, cumarina, amido, tanino e vitamina C.
Propriedades: Diurética, tônico digestivo, carminativo, emenagoga.
Indicações: Facilita a digestão onde há escassez de suco gástrico (suas raizes em pó, usadas como condimento). Suas sementes eliminam os gases intestinais e aumentam o fluxo menstrual.

 

 

Pt. LILÁS      –           Fr. Lilas

 

Partes usadas: Folhas, frutos e casca
Características: Cultivada como planta ornamental, é um arbusto florido que pode atingir de 1 a 5 m de altura. Suas flores estão reunidas em ramalhetes muito vistosos de aroma intenso.
Dicas de Cultivo: Originária do Irã e da Turquia, é encontrada em diversas zonas de clima temperado da América e da Europa.
Princípio ativo: Glicosídeos e uma substância amarga (siringopicrina).
Propriedades: Tônico estomacal, digestivo, aperitivo, adstringente, febrífugo, sudorífico, anti-reumático.
Indicações: É recomendado no combate às digestões difíceis e flatulência intestinal. Sua casca é recomendada em gripes ou afecções febris. Combate também a gota como antiinflamatório através da infusão de 30 de folhas, casca ou frutos em um litro d´água. Tomam-se 3 xícaras diárias adoçadas com mel.

 

 

Pt. LINHO     –      Fr. Lin

 

Partes usadas: Sementes
Características: Herbácea de 40 a 80 cm de caule ereto, folhas alongadas e estreitas. Suas flores são azul-clara e seu fruto é uma cápsula globulosa com 10 sementes.
Dicas de Cultivo: É plantado em meados de março-fins de abril.
Princípio ativo: Mucilagens e pectina.
Propriedades: Antioxidante, anticancerígeno, laxante e emoliente.
Indicações: Para prisão de ventre crônica, gastrite, úlcera duodenal, inflamações inflamatórias e urinárias. Auxilia o equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa..
Toxicologia: O óleo contido na farinha de linhaça cria ranço muito rapidamente, provocando irritação da pele. Use sempre farinha recente para preparar cataplasmas.

 

 

Pt. LÍRIO-BRANCO           –           Fr. Lis Blanc

 

Partes usadas: Sumidades florais e raizes
Características: Herbácea originária da Europa, de folhas lanceoladas e largas, de bulbo ovóide, escamoso, branco-esverdeado, de flores brancas aromáticas, campanuladas grandes; colmo até um metro de altura. Suas flores terminais são muito perfumadas, com pétalas recurvadas para baixo, brancas, cor-de-rosa pontilhadas de vermelho, além de outras tonalidades, formando cultivares denominados genericamente « lírios orientais ».
Dicas de Cultivo: Preferem solo ligeiramente úmido e luz direta do sol. Os bulbos devem ser plantados logo depois de desenterrados.
Princípio ativo: Óleo essencial.
Propriedades: Cicatrizante, anti-séptico, emoliente.
Indicações: Indicada para dores de cabeça, ouvido e afecções dos olhos, contusões, reumatismos e como expectorante. Macere as flores com azeite e aplique em forma de cataplasma. O óleo combate queimaduras, gretas dos mamilos e eczemas. Seu bulbo cozido e esmagado, em forma de cataplasma, é usado para amadurecer abcessos e furúnculos.

 

 

Pt. LOBEIRA     –      Fr. Palmier De La Reine

 

Partes usadas: Toda a planta.
Características: Arbusto que habita estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste muito frequente em pastagens. Seus frutos são amarelos, quando maduros, com a polpa amarelada e numerosas sementes. É originário do Brasil, podendo chegar a 3m de altura.
Dicas de Cultivo: É encontrado nas margens dos caminhos e terrenos baldios e beira de estradas.
Outros Nomes: Fruto-do-lobo, jurubebão, baba-de-boi, loba.
Princípio ativo: Ferro, fósforo, taninos, glicosídeos.
Propriedades: Hipoglicemiante, diurética, calmante, antiespasmódica, antiepiléptica, antiofídica.
Indicações: Uso interno – Suas raízes combatem a hepatite, hemorróidas internas. Indicado nos casos de prisão de ventre rebelde, nas curas depurativas, nos eczemas, na atonia do aparelho digestivo e anemias por falta de ferro.

 

 

Pt. LOURO   –    Fr. Laurier

 

Partes usadas: Folhas e frutos
Características Árvore de folha perene, lanceoladas, brilhantes na face superior e fosca na inferior. Suas flores são pequenas de cor brancas ou amareladas.
Dicas de Cultivo: O plantio é feito por sementes ou estacas no período da chuva. As mudas devem ser transplantadas em setembro ou outubro, observando o espaçamento de 3,5m x 3,5m. Adapta-se bem a solos ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Princípio ativo: Princípios amargos, taninos e um óleo essencial.
Propriedades: Aperitivo, eupéptico, carminativo, diurético, balsâmico, emenagogo, anti-reumático e anti-inflamatório.
Indicações: Facilita a digestão, combate a inapetência, regula o ciclo menstrual.  Bálsamo anti-reumático, aperitivo para facilitar a digestão. Seu óleo serve para combater as dermatoses e as lêndeas de piolhos. As cascas de louro-preto combatem inúmeras afecções intestinais e digestivas. Estimula a secreção do suco digestivo e elimina gases do conduto digestivo.

 

 

Pt. LÚPULO             –           Fr. Houblon

 

Partes usadas: Flores (inflorescências) e o lupulino (pó amarelo que recobre as flores).
Características Trepadeira cujos exemplares femininos produzem inflorescências globulosas (com forma de pinha) quando o fruto amadurece. É uma planta dióica, cujos frutos adquirem a forma de uma pinha quando o fruto amadurece.
Dicas de Cultivo: Prefere regiões menos quentes.
Princípio ativo: Terpenos, flavonóides e princípios amargos, dentre outros.
Propriedades: Sedativa, digestiva e aperitiva.
Indicações: Muito conhecido o chá de lúpulo para favorecer o sono. É útil (uso interno) em casos de enxaqueca. Aplica-se também em casos de digestão difíceis (infusão e/ou compressas). As flores femininas da plantas são utilizadas na fabricação da cerveja.
Toxicologia: Seu uso excessivo pode provocar náuseas.

 

 

 

M

 

 

Pt. MALVA   –   Fr. Mauve

 

 

Partes usadas: Folhas e flores.
Características: Herbácea bianual de folhas lobadas, palmadas, pubescentes, com flores azuis, amarelas ou púrpuras. Pode atingir até 60 cm de altura.
Dicas de Cultivo: Adapta-se melhor ao solo fértil, bem drenado e profundo, sendo adequada a iluminação plena.
Princípio ativo: Malvidol, pectina, taninos, mucilagens e resinas entre outros.
Propriedades: Emoliente, calmante, antiinflamatória, béquica, laxante e expectorante.
Indicações: É indicada para casos de prisão de ventre crônica, afecções respiratórias, das mucosas e da pele. Usada em casos de inflamações, principalmente no combate às afecções do aparelho genital feminino. É empregada em casos de bronquite crônica, constipação intestinal, colites, ansiedade, insônia, coqueluche, afecções das vias aéreas supeiores. Para uso externo é indicada nos casos de contusões e hemorróidas.

 

 

Pt. MAMOEIRO      –        Fr. Papayer

 

Partes usadas: Látex, folhas e frutos.
Características: Árvore de tronco cilíndrico, sem ramos, em cuja parte superior nascem os frutos e as folhas.
Dicas de Cultivo: Em vista de sua origem tropical, requer bastante umidade e calor; não tolera solos encharcados e é extremamente sensível a geadas. É plantado de Agosto a Setembro.
Princípio ativo: Papaína. É rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas.
Propriedades: Vermífugo, mineralizante.
Indicações: É recomendado para quem sofre de insuficiência de sucos digestivos. Indicado também para colite, cólon irritável e prisão de ventre crônica.

 

 

Pt. MANDIOCA       –           Fr. Manioc

 

Partes usadas: Tubérculos
Características: Planta perene, arbustiva, tolerante à seca e de ampla adaptação, cultivada em todo o Brasil. As raízes tuberosas, ricas em amido, constituem a parte mais nobre da planta e são utilizadas na alimentação humana e animal ou como matéria-prima para diversas indústrias. A farinha, seu principal derivado, é um dos alimentos básicos de nossa população.
Dicas de Cultivo: Prefere terrenos planos ou pouco inclinados, areno-argilosos, férteis permeáveis de de média acidez. Época de plantio: maio-outubro. Planta-se consorciada com feijão, batata-doce e amendoim.
Princípio ativo: Glicosídeos, resinas, sais minerais, taninos, dentre outros.
Propriedades: Nutriente, energética, anti-reumática, antisséptica.
Indicações: Uso interno: desnutrição, convalescenças. Sob a forma de cataplasma, pode ser usada para curar edemas, artrite, abcessos.
Toxicologia: A mandioca brava (existem dois tipos de mandioca) possui uma substância que se transforma em ácido cianídrico (sob certas circunstâncias).

 

 

Pt. MANGARATAIA          –           Fr. Gingembre

 

Partes usadas: Rizoma
Características: Herbácea anual, de cerca de 1,3m de altura, de folhas verdes e flores verde-amareladas, com rizoma muito ramificado e um pouco achatado, de sabor picante e odor aromático.
Dicas de Cultivo: Cresce em solos arenosos e secos à iluminação plena. O plantio é feito com pedaços de rizoma ou brotos. O transplante pode ser feito após um mês, no espaçamento de 0,3 x 0,8m.
Princípio ativo: Óleo essencial rico em terpenos, fenóis (gingerol) responsável pelo sabor ardente, e resinas.
Propriedades: Descongestionante, tônico, expectorante, eupéptico, afrodisíaco, digestivo, carminativo, sudorífero.
Indicações: é usada para combater gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão, bronquites, dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias. Impede a formação de gases no aparelho digestivo. utilizado no tratamento de enjôos de gravidez e de quimioterapia, em viagens de carro e de barco. Fazer compressa das raízes para as dores externas e chá das raízes para outros males.
Toxicologia: Em doses altas produz gastrite. O uso da tintura (álcoólica) é desaconselhado por ser irritante para o estômago.

 

 

Pt. MANJERICÃO-ROXO            –           Fr. Basilic

 

Partes usadas: Folhas e raízes
Características: Nativo da Índica onde é cultivado como planta sagrada, da família do manjericão, é uma erva híbrida, desenvolvida pela Universidade de Connecticut nos anos 50. Suas folhas são decorativas e saborosas. É também empregada em cosméticos e licores. Arbusto com uma viva cor verde, atinge até 50cm de altura e desenvolve flores brancas. Existem mais de 360 variedades de manjericão, diferenciando-se no tamanho, cor, forma das folhas e sabor. O manjericão às vezes é chamado de basilicão, mas não pode ser confundido com a alfavaca (Oncimum gratissimum), que é um parente brasileiro. .
Dicas de Cultivo: Prefere meia-sombra.
Princípio ativo: Ácidos, flavonóides e saponinas entre outros.
Propriedades: Sedativo, antiséptico, tônico, estomáquico.
Indicações: Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar enjôos, vômitos e dor de estômago.

 

 

Pt. MARAPUAMA   –   Fr. Muira Puama

 

Partes usadas: Raiz e caule.
Características: Planta arbustiva com flores brancas, proveniente da floresta amazônica brasileira.
Princípio ativo: Alcalóides, ácidos orgânicos e taninos.
Propriedades: Antireumática, antistress, tônica, aperitiva, afrodisíaca.
Indicações: Combate astenia, indisposição e é coadjuvante no tratamento de estados gripais. Como agente externo, usado nas dores de origem reumática e contra a calvície. É considerado um dos mais potentes afrodisíacos, principalmente no auxílio aos homens que sofrem de disfunção erétil.

 

 

Pt. MARMELO        –           Fr. Cognassier

 

Partes usadas: Folhas, flores e frutos
Características: Planta de porte médio (3 a 6 metros) de folhas caducas, tronco tortuoso e copa arredondada. Seus frutos são normalmente amarelos quando maduros e bastante aromáticos. Proveniente da floresta amazônica brasileira.
Dicas de Cultivo: Propaga-se por estaquia, mergulhia (de cepa ou em sulcos) e por enxertia (borbulhia ou garfagem) sobre porta-enxertos produzidos vegetativamente. Prefere clima temperado.
Princípio ativo: Açúcares, mucilagens, pectina, vitaminas e sais minerais, dentre outros.
Propriedades: Adstringente, nutriente, anti-hemorrágica, antiespasmódica, antiinflamatória, antiálgica, cicatrizante, emoliente, depurativa, antiemética.
Indicações: Combate disenteria, uremia, equimoses, edemas traumáticos, nevralgias faciais, hemoptise, vômitos persistentes, afecções febris, hemorróidas.

 

 

Pt. MARUPÁ            –           Fr. Simaruba Amara

Partes usadas: Casca (raiz)
Características: Planta que cresce em ambiente aquático, muito utilizada para paisagismo e reflorestamentos destinados à produção de celulose. Sua casca é muito espesssa, fibrosa e porosa. De folhas compostas, alternas e pecioladas. Suas flores são esbranquiçadas dispostas em grandes panículas ramificadas.
Dicas de Cultivo: Vegeta na região Amazônica, sul da Bahia, ES e RJ. Floresce de agosto a setembro e frutifica de novembro a dezembro. Propraga-se por sementes.
Propriedades: Febrífuga, antidisentérica, antidiarréico, cicatrizante.
Indicações: Combate diarréias, disenterias e leucorréia. O pó da casca é usada também como cicatrizante.

 

 

Pt. MELISSA    –     Fr. Mélisse Officinale

 

Partes usadas: Raiz.
Características: Também conhecida como Erva Cidreira, é planta perene de folhas verde claro em forma de coração e de flores amarelo-claro. Semeia-se de setembro a janeiro em solos rico em matéria orgânica.
Dicas de Cultivo: A melissa não gosta de temperaturas muito elevadas. No caso de sol direto muito forte ou falta de água, as bordas das folhas de melissa irão apresentar aparência de queimada.
Princípio ativo: Óleo essencial rico em aldeídos e terpenos; taninos, ácidos, flavonóides e princípios amargos.
Propriedades: Digestiva e Sedativa.
Indicações: Combate gases, cólicas intestinais, dores menstruais e facilita a digestão.

 

 

Pt. MONARDA        –           Fr. Monarde

 

Partes usadas: Frutos
Características: Planta de caule quadrangular e folhas opostas com bordos dentados. Suas flores são terminais com pétalas bilabiadas de um vermelho intenso. É cultivada como planta ornamental.
Dicas de Cultivo: Originária da América do Norte. Há uma outra espécie similar em toda a América chamada menta-de-cavalo (monarda punctata L).
Princípio ativo: Óleos essenciais, princípios amargos e monardeína (antocianina).
Propriedades: Digestiva e reguladora do ciclo menstrual.
Indicações: Uso interno: infuso com uma colherada de flores (20 g) por xícara de água (2-3 xíc./dia) acalma as dores da menstruação ajudando a regularizá-las. Age também na digestão, acalma náuseas e vômito e elimina gases e flatulência.

 

 

Pt. MULUNGU        –           Fr. Ceibo (Erythrina Crista-Galli)

 

Partes usadas: Casca e folhas
Características: Árvore espinhosa que pode medir de 6 a 10m de altura, com casca e flôres de cor avermelhada, sementes vermelhas e pretas, e suas folhas são compostas trifolioladas. Floresce de julho a outubro.
Dicas de Cultivo: Adapta-se bem em clima quente, sendo as regiões de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul onde mais se encontram estas árvores.
Princípio ativo: Alcalóides, erisodina, eritratina, eritrina, eritramina, erisopina, dentre outros.
Propriedades: Sedativa, tranqüilizante, calmante, combate a asma, insônia, tosse, obstruções do fígado e baço, hepatite, histeria, alterações do sistema nervoso, agitação, hipertensão, prisão de ventre, hemorróidas, dor de dente, contusões, palpitações, coqueluche, reumatismo (dores).
Indicações: É indicado nos casos de excitação nervosa e suas conseqüências. Alivia as dores, age no combate às hemorróidas, tosse nervosa e asma. Sendo purgativa, auxilia nos casos de prisão de ventre. Como uso interno: chá (casca ) por decocção – 1 copo de água fria, com 2 a 4g de cascas de mulungu. Tampar e deixar ferver por 5 minutos. Beber algumas vezes durante o dia. Atua nos casos de hepatite, como analgésico, e para combater a insônia.
O suco extraído das folhas melhora a dor de dente: Colocar 4 a 5 folhas e 1 copo de água. Bater no liquidificador e aplicar com algodão no dente.

 

 

N

 

 

Pt. NIGELA     –     Fr. Cumin Noir

 

 

 

Partes usadas: Sementes
Características: Herbácea anual, com cerca de 30 centímetros de altura, caule simples ou ramoso, reto e anguloso; folhas divididas em segmentos curtos e lineares; de flores solitárias e terminais, com cinco sépalas, geralmente azul claras. Seus frutos são capsulares, pequenos, levemente verrugosos, com muitas sementes, tuberculadas, aromáticas.
Princípio ativo: Ácidos graxos, saponinas, e taninos, dentre outros.
Propriedades: É galactagoga, carminativa, béquica, analgésica, carminativa, diurética, antihipertensiva, depurativa do sangue.
Indicações: É indicada no combate às afecções dos brônquios, com catarro. Também empregada em caso de flatulência e como diurético. É muito utilizada como condimento.

 

 

Pt. NOGUEIRA        –           Fr. Noyer

 

Partes usadas: Folhas e frutos
Características: Árvore de até 30 m de altura. Também conhecida como nogueira-do-Ceilão e nogueira-da-Índia, possui casca de cor acinzentada com folhas de um longo pecíolo. O fruto é uma drupa.
Dicas de Cultivo: Prefere os vales abrigados e terrenos arenosos.
Princípio ativo: Taninos dentre outros..
Propriedades: É adstringente, anti-séptica, cicatrizante, tonificante, vermífuga e hipoglicemiante.
Indicações: É indicada também para combater parasitas intestinais, quando se usam as cascas dos frutos verdes. É recomendável aos que sofrem de esgotamento, astenia ou transtornos do sistema nervoso.

 

 

Pt. NOZ DE COLA –           Fr. Noix de Kola

 

 

La noix de Kola permet de brûler les graisses, il stimule le système nerveux, et a des propriétés toniques, digestives et aphrodisiaques.

 

 

Pt. NOZ-MOSCADA           –           Fr. Noix-De-Muscade

 

Partes usadas: sementes (óleo e pó)
Características: Árvore de até 10 m de altura de folhas verdes e oblongas. Tem pequenas flores amareladas, assim como o fruto (às vezes vermelho e de aroma muito agradável). que apresenta uma semente dura. É originária da Indonésia, Ilhas Moluscas, Antilhas e Sumatra.
Dicas de Cultivo: Adapta-se a vários tipos de solo, necessitando de iluminação plena.
Princípio ativo: Óleos essenciais, ésteres fenólicos dentre outros.
Propriedades: Estimulante, anti-reumática, carminativa, adstringente, estomaquica, anti-diarréica.
Indicações: É largamente utilizada como tempero. É clinicamente utilizada em caso de flatulência, astenia e dispepsia. Regulariza as funções intestinais. O gel feito do óleo da noz-moscada é utilizado em dores reumáticas, fricionando nos locais doloridos.
Toxicologia: Assim como o MDA (metilenodioxianfetamina), suas estruturas lembram a anfetamina, a dopamina e a mescalina (em doses elevadas). Os seus efeitos também são parecidos com os destas drogas: algumas causam euforia e outras alucinações. Não deve ser usada por gestantes, pois pode haver contração uterina.

 

 

O

 

 

Pt. OLIVEIRA         –           Fr. Olivier

 

Partes usadas: Toda a planta.
Características : Árvore atingindo de 6 a 10 metros de altura, com abundantes ramificações. Seu fruto, a azeitona, contém 3% de proteínas, 39% de hidrados de carbono e 8% de fibra bruta além de potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. Compreende cerca de 25 espécies.
Dicas de Cultivo: Necessita de muita luz para se desenvolver. Exige calor, mas cresce em muitos tipos de solo, desde alcalinos a argilosos ou ácidos. É cultivada na região mediterrânica desde a Antiguidade e já não existe a sua forma completamente silvestre.
Princípio ativo: Glicosídeos, taninos e açúcar, dentre outros.
Propriedades: Antiinflamatória, depurativa, diurética, adstringente, emoliente, colagoga, antiinflamatorica, hipotensora, vermífuga, vulnerária, nutritiva, laxante, eupéptica.
Indicações: O óleo é eficaz em inflamações do estômago e intestinos. Usar 40 a 50 gramas de folhas por litro de água (reduzir à metade) em decocção. Tomar 3 xícaras/dia, ou consumir azeitonas em saladas ou pratos.

 

 

Pt. ONAGRA            –           Fr. Herbes Aux Ânes

 

Partes usadas: Sementes florais
Características Planta de caule ereto, flores amarelas de cheiro agradável.
Dicas de Cultivo: Originária da América do Norte.
Princípio ativo: ácidos gordos essenciais poliinsaturados (linoleico e linolênico), dentre outros.
Propriedades: Cicatrizante, antireumática, emenagoga, hipotensora, dentre outras.
Indicações: Combate o aumento de colesterol e de gorduras no sangue. Previne AVC´s, combate dismenorréia, afecções do sistema nervoso, transtornos imunológicos. Combate o reumatismo e certos problemas dermatológicos.

 

 

Pt. OREGANO         –           Fr. Oregan

 

Partes usadas: Sumidades florais
Características Atinge até 60 cm de altura, de folhas pequenas de cor rosa-púrpura. Também conhecida como orégão, ourego, orégam.
Dicas de Cultivo: Difundido por toda a América e Europa, em terrenos de altitude média, ensolarados, secos e pedregosos. è oriunda do Oriente médio e aclimatada no Brasil há muito tempo.
Princípio ativo: óleo essencial (timol e carvacrol)
Propriedades: Sedativo, antiespasmódica, béquica, carminativa, antireumáticas.
Indicações: Combate a tosse, certas doenças do pulmão, as dores musculares.

 

 

P

 

 

Pt. PASSIFLORA    –           Fr.  Passiflore

 

 

Il est utilisé pour ses effets analgésiques, antispasmodiques et sédatifs. Il agit sur le stress et l’anxiété, améliore la qualité du sommeil en combattant l’insomnie. La passiflore apaise aussi les rages de dents, les maux de têtes et les douleurs menstruelles.

 

 

R

 

 

Pt. REPOLHO          –           Fr. Chou Cabus

 

Partes usadas: Folhas
Características: Herbácea, formada por inúmeras folhas que se imbricam, dando origem a uma « cabeça », que constitui a parte comestível da planta.
Dicas de Cultivo: Plantar em covas com espaçamento de 0,80×0,40 m. Colheita é feita três-cinco meses após a semeadura.
Principio ativo: Mucilagens, vitaminas, óleos essenciais, ácidos orgânicos
Propriedades: É antiinflamatória, emoliente, antiálgica, cicatrizante, alcalinizante, vitaminizante.
Indicações: Usado cru em forma de saladas em casos de anemias. O uso interno é indicado para os casos de abcessos, hemorróidas, gota, queda de cabelo.
Toxicologia: Em excesso, favorece formação de gases intestinais.

 

 

Pt.  ROSEIRA          –           Fr. Rosier

 

Partes usadas: As pétalas das flores.
Características: Arbusto de 0,5 a 1,5m de altura, de caules eretos providos de espinhos e flores solitárias, grandes, vermelhas e aveludadas. Do ponto de vista medicinal, a rosa-rubra é de todas a que maiores e melhores propriedades oferece.
Princípio ativo: Taninos, antocianinas, ácidos orgânicos, cera e princípios amargos.
Propriedades: Adstringentes, anti-sépticas, antiinflamatórias e sedativas do sistema nervoso.
Indicações: Leucorréia, vaginite e cervicite (infusão das pétalas); afecções digestivas, respiratórias das vias superiores, oculares , doenças psicossomáticas e no cuidado da pele combate rugas e acne.

 

 

Pt. RÚCULA            –           Fr. Roquette

 

Partes usadas: Toda a planta
Características: É uma hortaliça de rápido crescimento. Originária da Europa, África e Ásia, foi introduzida no Brasil pelos europeus, adaptando-se bem. Suas folhas são consumidas cruas, em saladas, molhos, etc.
Dicas de Cultivo: Planta-se durante o ano todo. em solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e com baixa acidez.
Principio ativo: Glicosídeos, antraquinonas e ácidos (gálico, crisofânico e tânico). É rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro, contém ômega 3 e é pobre em calorias.
Propriedades: Nutritiva, antiinflamatória, vitaminizante, estomáquica, béquica, estimulante do apetite.  Indicações: Combate gases intestinais, anemia, falta de apetite, e regulariza o trânsito intestinal.

 

 

S

 

 

Pt. SABUGUEIRO   –     Fr. Sureau

 

Partes usadas: Frutos, flores e entrecasca do tronco e ramos.
Características: Arbusto de troncos e ramos lenhosos, que podem atingir de 2 a 4 m de altura com folhas caducas grandes, e de flores esbranquiçadas que crescem em umbelas. Originária da Europa, encontra-se por todo o País.
Dicas de Cultivo
: Prefere sol direto parte do dia ou luz indireta e intensa o dia todo. Reproduz-se por sementes na primavera ou estaquia dos ramos no outono.
Principio ativo: Glicosídeos, flavonóides e ácidos orgânicos.
Propriedades: Sudoríficas, diuréticas, depurativas, antiinflamatórias, tonficante e laxante.
Indicações: Utilizado em resfriados e gripes para provocar sudação abundante e uma ação depurativa e descongestionante. É muito utilizada em casos de sarampo, rubéola e escarlatina. Combate também afecções da garganta e conjuntivites.
Toxicologia: Não comer grandes quantidades de bagas (frutos) de sabugueiro, pois podem provocar náuseas e intolerância digestiva.

 

 

Pt. SALSA     –       Fr. Persil

 

Partes usadas: Toda a planta
Família: Umbelíferas
Características: Herbácea bienal de caule estriado e flores amarelas ou esverdeadas em umbela.
Dicas de Cultivo: Adapta-se bem a qualquer tipo de solo. Prefere o clima subtropical, não tolerando umidade excessiva. O plantio é feito em sementeiras.
Princípio ativo: Glicosídeos, flavonóides, óleo essencial (rico em apiol e miristicina)
Propriedades Emenagoga, diurética, vasodilatadoras e tonificante.
Indicações: Retenção de líquidos, celulite, insuficiência cardíaca, urina escassa, insuficiência renal, inapetência, anemia, esgotamento físico, dismenorréias. Tanto a raiz como as folhas e talinhos da salsa podem ser usados em chá diurético, estimulante, emenagogo e fortificante.
Toxicologia: Mulheres grávidas devem evitar ingestão de salsa de forma abundante.

 

 

Pt. SALSAPARRILHA       –         Fr. Salsepareille

 

 

Elle traite les affections cutanées (eczéma, psoriasis, syphilis, herpès, démangeaisons…), a des propriétés aphrodisiaques féminines, aide à compléter les traitements contre les rhumatismes et l’arthrose. Cette plante s’utilise aussi contre les excès d’urées et les troubles associés (vomissement, céphalées, soif, vertiges…).

 

 

Pt. SÁLVIA   –    Fr. Sauge

 

Partes usadas: Flores e folhas
Características: Subarbustiva muito ramificada de folhas verde-acinzentadas, lanceioladas e largas; suas flores são vermelhas tendendo para o violeta, e agrupadas em espigas. É também conhecida como Salva, Salva-das-boticas, Salva-dos-jardins, salva-ordinária.
Dicas de Cultivo: Prefere solo ácido, e sol direto. Reproduz-se por sementes, estaquia e divisão de touceiras (primavera).
Princípios ativos: Óleo essencial (borneol, carnosol, etc), flavonóides e principios amargos (picrosalvina).
Propriedades: Cicatrizante, antiinflamatório e anti-séptico.
Indicações: É usada para combater esgotamento nervoso, stresss e depressão. Combate também inapetência, astenia, dispepsia, diabetes, diarréia, amenorréia, dismenorréia,
Toxicologia: problemas eventuais de insuficiência renal

 

 

SOJA (Pt. & Fr.)

 

Partes usadas: grãos
Características: Planta da família das Leguminosas, muito cultivada, cujas sementes fornecem óleo e proteínas de alto valor nutritivo.
Dicas de Cultivo: Originária da China foi introduzina no Brasil no princípio do século XIX. Prefere solos férteis, sílico-argilosos com baixa acidez e pouca umidade.
Princípio ativo: ácidos gordos poli-insaturados, fibras, vitaminas, minerais e proteinas dentre outros. Apresenta um teor protéico superior e contém todos os aminoácidos essenciais, sendo considerada uma fonte de proteína completa..
Propriedades: Nutriente, calmante, mineralizante, vitaminizante, energética, tônica.
Indicações: Combate desnutrição através de seus grãos cozidos como alimento ou sob forma de farinha, leite, queijo, molho e dos brotos. Como contém isoflavonas ou isoflavonóides. Estudos indicam que as isoflavonas atuam como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Elas parecem também intervir na atividade hormonal, equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino e podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

 

 

STEVIA (Pt. & Fr.)

La stévia peut servir de substitut au sucre. Cette plante est recommandée aux personnes diabétiques et aux personnes suivant un régime alimentaire. Elle semble aussi efficace en cas d’hypoglycémie.

 

 

T

 

 

Pt. TÍLIA       –         Fr. Tilleul

 

Partes usadas: Casca e inflorescências.
Características: Árvore grande (até 20 m) de copa ramificada de folhas caducas dentadas e flores esbranquiçadas ou amarelas. De origem européia, nas Américas existem muitas espécies nativas de tília.
Principio ativo: Taninos, mucilagens, flavonóides, glicosídeo dentre outros.
Propriedades: Sedativa, emoliente, diurética, sudorífica, antiinflamatória, antiespasmódica e vasodilatadora.
Indicações: Usada em casos de nervosismo e ansiedade, pois é excelente sedativo e calmante para os nervos. É antiespasmódica e diaforética por excelência. É indicada nos catarros brônquicos, bronquites, asma, gripe e tosse rebelde das crianças. A flor e a casca têm um efeito vasodilatador e suavemente hipotensor.

 

 

Pt. TOMILHO          –           Fr. Farigoule

 

Partes usadas: Folhas e flores.
Características: Originário do Mediterrâneo, é um pequeno arbusto de caule lenhoso e muito ramificado. Suas folhas são pequenas e ovaladas. Suas flores são pequenas e de cor rosada ou branca.
Dicas de Cultivo: O tomilho gosta de bastante sol, pouca água e solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Pode ser usado nas bordas dos canteiros e deve ser cultivado junto às ervas de mesma afinidade, como sálvia, alecrim, lavanda e segurelha.
Principio ativo: Flavonóides e ácidos, dentre outros.
Propriedades: Anti-séptico, antiespasmódico, eupéptico, carminativo, vermífugo, digestivo e estimulante.
Indicações: Desperta o apetite, favorecendo a digestão ; é estimulantes e também atua no aparelho respiratório. Combate as tênias, pulgas e piolhos.
Toxicologia: Quando administrado por via oral (essencia do tomilho) não exceder a dose de 2 ou 3 gotas, 3 vezes ao dia. Em dose excessiva pode provocar irritabilidade nervosa e descoordenação motora.

 

 

Pt. TRIGO     –           Fr. Blé Tendre

 

Partes usadas: Grãos
Características: Gramínea de ciclo anual, originária do Médio Oriente  (Ásia), que pode atingir 0,5 a 1,5m de altura, tem raízes em forma de cabeleira, caule oco e reto (colmo), 6 a 9 folhas estreitas e compridas, flores em grupo de 3 a 5 que formam espiguetas que se agrupam em número de 15 a 20, formando espigas. O fruto, uma cariopse, é seco, pequeno, chamado grão, conclui seu desenvolvimento em 30 dias após fecundação da flor.
Dicas de Cultivo: Os cultivares de trigo são classificados segundo a estação do ano em que crescem (trigo de inverno ou trigo da primavera) e pelo conteúdo em gluten (trigo duro (elevado conteúdo em gluten ) ou trigo macio (elevado conteúdo em amido). Dos seus 30 tipos, 3 são produzidos comercialmente: o Aestivum Vulgaris, o Turgidum Durum e o Compactum. O Durum é utilizado na produção de macarrão e outras massas, o Compactum é um trigo de baixo teor de glutem, produzido em pequena proporção, utilizado para fabricar biscoitos suaves, enquanto que o Aestivum é responsável por mais de quatro quintos da produção mundial, por ser o adequado a panificação.
Principio ativo: É rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
Propriedades: Nutritiva, reconstituinte, antianêmica, dermoprotetora, afecções cardíacas, neurotônica..
Indicações: A água do cozimento do farelo, sob a forma de banhos locais, duas vezes ao dia, combate certas afecções da pele.
Toxicologia: Não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma parece trazer como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando a absorção de diversos nutrientes.

 

 

                                                                  

U

 

 

Pt. UMBU      –           Fr. Belombra

 

 

L’écorce du tronc et des branches est utilisée pour combattre les infections de la gorge, la diarrhée, la dysenterie, la blennorragie, les vers intestinaux. Les feuilles et les fruits sont utilisés pour soigner les inflammations et douleurs de la gorge.

 

 

Pt. UNHA-DE-GATO         –           Fr. Uncaria tomentosa

 

 

Semblant efficace dans la stimulation du système immunitaire, cette plante est recommandée pour aider à combattre les infections virales, l’arthrite, les troubles intestinaux, l’herpès, les effets secondaires de la chimiothérapie, les infections des voies urinaires, le zona.

 

 

 

Pt. URTIGA              –           Fr. Ortie

 

Partes usadas: Folhas e raízes
Características: Planta vivaz que atinge de 0,5 a 1,5m, cujos caules e folhas são cobertos com pelticantes. Suas flôres são muito pequenas, de cor verde. É também conhecida como Urtigão.
Princípio ativo: Contem vitaminas A, C e K, ácido fórmico, taninos e outros.
Propriedades: Diurética, depurativa, alcalinizante, adstringente, hipoglicemiante, digestiva, vasoconstritora, emoliente, antianêmica, etc.
Indicações: É indicada em casos de artrite, reumatismo e gota. Combate a anemia, reduz o nível de açúcar no sangue. Para uso externo, é indicada em casos de queda de cabelo.

 

 

Pt. URUCU   –           Fr. Roucou

 

 

Le rocou est essentiellement utilisé pour aider à préparer la peau au bronzage. De plus, cette plante aide à soigner les fièvres, l’épilepsie, la dysenterie et semble posséder des propriétés aphrodisiaques.

 

 

Pt. UVA-DE-URSO      –     Fr. Busseroles

 

 

Cette plante est surtout utilisée dans le cas de problèmes qui touchent aux sécrétions urinaires. Elle aide à soigner des problèmes d’incontinences, de rétentions d’urines,  d’inflammation des voies urinaires. Elle désinfecte l’appareil urinaire.

 

 

 

 V

 

 

Pt. VIDEIRA            –           Fr. Vigne

 

Partes usadas: Folhas e frutos
Características: Arbusto trepador com flores de pequeno tamanho agrupadas em cachos compostos. Seus frutos, as uvas, são bagas de coloração diversa (conforme a variedade). Também conhecida como Parreira.
Dicas de Cultivo: Época de plantio: julho ; agosto: plantio dos porta-enxertos; julho-agosto do ano seguinte: enxertia.
Princípio ativo: Taninos, flavonóides e pigmentos antociânicos.
Propriedades: antiinflamatórias, tonificantes, descongestionantes, reguladoras e estimulantes das glândulas de secreções. Tem ação colagoga, fortalece a circulação e estimula os centros nervosos.
Indicações: Artritismo, gota, hipertensão, excesso de colesterol, doenças renais, obesidade, hemorróidas, afeções do fígado, anemia, esgotamento físico, astenia, stress, etc. A CURA DE UVAS promove um efeito depurativo « limpeza do sangue », favorisando o bom funcionamento dos órgãos e tecidos.

 

 


Pt.  VINAGREIRA           –           Fr.
Hibiscus sabdariffa

 

Partes Usadas: Folhas e flores
Características: Arbusto semi-lenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução, que pode chegar aos 3 metros de altura. Suas folhas são alternas serreadas e suas flores axilares, de cor amarelo-arroxeada.
Dicas de Cultivo: Com origem controversa, África ou Ásia, é cultivado comercialmente, devido às suas propriedades medicinais, mas também tem seus usos ornamental, têxtil e culinário.
Princípios ativos: Ácido oxálico, oxalato de potássio e carboidratos, mucilagens, pectinas dentre outros.
Propriedades: Aperiente, anestésica, emoliente, anti-escorbútica, anti-hipertensiva, antiespasmódica, estomáquica, diurética, emoliente, laxante, peitoral e calmante.
Indicações: É utilizada nos regimes de emagrecimento como auxiliar e regulador orgânico. Combate as infecções urinárias. O chá da sua flor é usado internamente para estimular o apetite, combater infecções da garganta, gripes e resfriados, larigite e bronquite. Elimina o catarro dos pulmões e problemas digestivos.

 

 

Z

 

 

Pt. ZIMBRO             –           Fr. Genévrier

 

 

Partes usadas: Frutos
Características: Árvore de folhas perenes, curtas e espinhosas. Seus frutos (bagas) são bolinhas azuis ou pretas, de sabor doce e resinoso. Também conhecido como fruto-de-genebra, junípero.
Dicas de Cultivo: No Brasil vegeta em regiões de clima temperado. Compreende cerca de sessenta espécies, espalhou-se por todo o hemisfério Norte, desde os trópicos até bem acima do Círculo Polar Árctico. Nos habitats adequados, os zimbros podem tornar-se árvores com dez metros de altura..
Princípio ativo: óleo essencial, ácidos orgânicos e glicosídeos (juniprina)
Propriedades: Diurética, depurativa, expectorante, anti-séptica, aperitiva, tonificante, carminativa.
Indicações: Ajuda a combater edemas, ácido úrico, infecções bronco-pulmonares, acalma dores reumáticas e de artrose.

 

 
______________________
 
ATENÇÃO :
As virtudes destas plantas ditas « medicinais » são puramente empíricas, não sendo pois confirmadas cientificamente.
A moderação é essencial para evitar efeitos tóxicos, que podem ser mortais.
 
____________________
 
Escolha proposta por Tatiana Tavares

Bibliografia de base :
Enciclopédia sobre plantas PLANTAS QUE CURAM, do Dr. Jorge D. Pamplona Roger
 
_____________________
 

 

Les commentaires sont fermés.